Charles Mangin, um fã da Apple, usou uma impressora 3D e um Raspberry Pi para criar uma réplica do Apple IIc, desktop da maçã lançado em 1984. O modelo cabe na palma da mão e funciona rodando o Raspbian, um sistema operacional desenvolvido para o Raspberry Pi.

Raspberry Pi ganha tela ‘baratinha’ de 7 polegadas sensível ao toque

O computador tem tela de 2,5 polegadas e funciona normalmente a partir de um Raspberry Pi Model A+. É possível conectar um teclado via porta USB e usar o slot para cartão microSD, que fica embaixo do gabinete da réplica, para armazenar arquivos e rodar o sistema operacional baseado no Linux.

Réplica do Apple IIc, de 1984, usa Raspberry Pi e Linux para funcionar (Foto: Divulgação/Charles Mangin)

O criador do modelo liberou os arquivos de impressão no fórum 3DPrintBoard para quem desejar criar a sua própria réplica em casa. Além dos arquivos e de uma impressora 3D, é necessário encontrar uma tela LCD para ligar ao Raspberry Pi, o que exige alguns conhecimentos de eletrônica.

Vale a pena comprar o Raspberry Pi 2? 

... rong>Comente no Fórum do TechTudo.

Outra opção é comprar o Apple IIc diretamente de Mangin via Etsy, um site especializado na venda de produtos criados com impressoras 3D. O custo é de R$ 610, descontadas as despesas relacionadas ao envio e possível taxação alfandegária.

Via 3DPrint, Etsy

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo