Jogos do gênero infinite runner, também conhecidos como “corrida infinita” aparecem aos montes nas lojas de aplicativos mobile da Apple, Google e Microsoft. Pensando nisso, e nos diversos títulos disponíveis, resolvemos listar alguns dos melhores exemplares desse gênero, com versões disponíveis para iOS, Android e Windows 10 Mobile.

Super Mario Run tem novos modos revelados; confira em gameplay

Os jogos aqui listados, muitos disponíveis para todas as plataformas e até mesmo para consoles e navegadores, conseguem ser uma boa amostragem do gênero infinite runner, que basicamente coloca um personagem correndo pelo cenário, tentando recolher itens até algum inimigo conseguir para-lo. Em alguns títulos, os objetivos são divididos em missões, com cenários variados, enquanto outros mostram apenas uma fase infinita.

Canabalt

Canabalt foi um dos primeiros títulos do gênero que alcançou sucesso (Foto: Divulgação)

Provavelmente um dos primeiros títulos do gênero que realmente explodiram no mundo dos games, Canabalt foi lançado para iOS e, após um tempo, para Android e consiste em um personagem correndo loucamente pelos telhados de uma grande metrópole. O seu objetivo é correr e não ser alcançado por alienígenas que destroem tudo.

Com gráficos estilizados e um gameplay realmente simples, Canabalt sobrevive ao teste do tempo e continua sendo um dos melhores títulos do gênero.

Super Mario Run

Provavelmente o infinite runner mais esperado do ano, Super Mario Run é a verdadeira primeira tentativa da Nintendo de usar o seu personagem mais conhecido em um jogo fora de seus consoles.

Super Mario Run é uma das apostas da Nintendo no mercado mobile (Foto: Divulgação)

Lançado para iOS, mas com versões futuras para Android, Super Mario Run utiliza do estilo plataforma dos jogos 2D do encanador e aplica ao gênero infinite runner, colocando o jogador no controle com pequenos toques na tela para fazer o herói pular pelo cenário.

Sonic Dash

Antes de a Nintendo começar a agilizar uma versão do Mario para celulares, a Sega já estava confortável na plataforma, trazendo seu mascote, o Sonic, para o mundo dos infinite runners. Parece uma escolha óbvia para o gênero e funciona muito bem para o ouriço da Sega.

Corra sem parar com o ouriço da Sega em Sonic Dash (Foto: Divulgação)

Com cenários inspirados nos games do personagem, o seu objetivo é basicamente coletar anéis dourados e lutar contra robôs criados pelo Dr Robotinik. De certa forma, é a melhor tradução de um personagem de outro gênero para um infinite runner.

Jetpack Joyride

Lançado para diversas plataformas, Jetpack Joyride coloca o jogador no controle de um personagem que encontra um jetpack em laboratório e precisa fugir. No caminho, encontra vários obstáculos e power ups, que

... dão poderes diferentes ao equipamento e ajudam a alcançar um trajeto ainda maior.
Jetpack Joyride ganhou versão até para consoles (Foto: Divulgação)

Aqui, além de você acumular pontos com moedas espalhadas pelo caminho, ganha quem alcançar a maior distância possível sem morrer.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Temple Run

Um dos mais populares games do gênero, Temple Run coloca o jogador no controle de um explorador no meio da selva, pulando galhos e escolhendo diferentes caminhos, enquanto coleta peças de ouro que surgem no cenário.

Temple Run ganhou algumas sequências baseadas no título original (Foto: Divulgação)

Temple Run ganhou uma sequência e um spin off, baseado em filme de Hollywood sobre o Mágico de Oz, mas foi o título original que fez da série um marco do gênero.

Lara Croft: Relic Run

Aproveitando o sucesso da franquia Tomb Raider nas novas gerações, a Square Enix resolveu levar uma versão de Lara Croft para os celulares e tablets em forma de um infinite runner. Lara Croft Relic Run é bem parecido com Temple Run, colocando a arqueóloga em busca de tesouros no meio de uma floresta.

Corra por florestas, desertos e cavernas em Lara Croft Relic Run (Foto: Divulgação)

É possível utilizar alguns itens especiais para conseguir se salvar de alguns perigos, como animais, inimigos e o próprio cenário.

Subway Surfers

Com a possibilidade de escolher diferentes personagens, Subway Surfers coloca o jogador em uma corrida para escapar de um inspetor de polícia, enquanto surfa pelos trilhos de metrô. O seu objetivo e ficar cada vez mais rápido e longe de ser capturado, enquanto coleta itens no caminho.

Surfe em trens e faça manobras radicais em Subway Surfers (Foto: Divulgação)

Além de desviar de obstáculos e evitar ser atingido por trens que vem no seu caminho, Subway Surfers ainda permite que você realize manobras com seu skate, deixando a perseguição ainda mais divertida.

Robot Unicorn Attack

Criado pelo pessoal do bloco de animação Adult Swim, Robot Unicorn Attack é um jogo absurdo em que você controla um unicórnio robô em um mundo colorido, ao som da música Always, da banda Erasure.

Impossível não viciar (e ficar com a música na cabeça) em Robot Unicorn Attack (Foto: Divulgação)

Sim, parece absurdo, mas RUA é um dos títulos mais divertidos do gênero infinite runner, com uma jogabilidade simples e que vicia com facilidade. O game ainda ganhou sequências com temas infernais (e trilha sonora de metal) e natalino, além de um novo jogo que mistura tudo isso.

Spider-Man Unlimited

Um jogo de corrida infinita estrelado pelo Homem-Aranha não parecia funcionar na teoria, mas, na prática, Spider-Man Unlimited se mostra como um dos melhores exemplares do gênero. Conta uma história levemente baseada na saga Spiderverse, em que diferentes versões do herói se juntam para combater um inimigo que ameaça todos os universos, o game permite ao jogador selecionar diferentes tipos de Homem-Aranha para controlar.

Controle várias versões do Homem-Aranha em Spider-Man Unlimited (Foto: Divulgação)

Recebendo constantes atualizações, que incluem novos designs e eventos especiais, Spider-Man Unlimited segue como uma boa pedida para os fãs do Aranha e do gênero do jogo.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!




>>> Veja o artigo completo no TechTudo