Algumas estatísticas ajudam a medir a performance e resultados de jogadores e times de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Uma das taxas mais usadas para avaliar o desempenho nos torneios do jogo é o Rating, referencial criado pela HLTV. O valor é calculado a partir de vários números recolhidos durante os matches nos campeonatos. Veja, a seguir, como a HLTV calcula o Rating, a diferença entre o Rating 1.0 e 2.0 e os atletas com melhores taxas da história. Vale adiantar que o brasileiro Marcelo "coldzera" David, que já foi eleito melhor jogador de CS:GO do mundo duas vezes, aparece no Top 5 do ranking.

O que é "Rating?

Introduzida pelo site HLTV em 2010, o Rating, ou taxa Kills/Deaths (K/D), é utilizado nas partidas de CS:GO para medir a performance de um jogador ou time. O número é calculado pela comparação de três estatísticas: eliminações feitas em um round, rounds sobrevividos e um valor baseado no número de rounds onde o jogador fez mais de uma eliminação. O Rating desconsidera a quantidade de rounds disputados em uma partida, pois usa apenas os valores médios.

As taxas têm um alcance limitado: vão de 0 até 3 (embora raramente fique acima de 2, o que constitui um desempenho excepcional). Como brevê a matemática, estatísticas não são uma forma 100% precisa de medir o desempenho de um atleta. Ainda assim, a maior vantagem do Rating é avaliar desempenhos, o que ajuda na hora de comparar os melhores jogadores e times. A taxa é também um termômetro para os fãs, que podem ter a noção em números de como está a performance de seus jogadores e times favoritos.

As diferenças entre o Rating 1.0 e 2.0

Instituído em 2017 para obter resultados mais precisos, o Rating 2.0 é baseado no mesmo princípio do Rating 1.0. Entretanto, existem duas diferenças importante entre eles. A primeira é que os valores no 2.0 são calculados separadamente para os lados Contra-Terrorista (CT) e Terrorista. A segunda é que, e ao invés de dividir previamente pela média para descobrir quanto um jogador se destaca, é verificado quantos desvios padrão o jogador está acima ou abaixo da média, alcançando resultados mais precisos.

O valor médio no Rating 2.0 ainda é 1.00, e seu comportamento é o mesmo de antes: boas performances têm Rating maiores que 1.00, performances ruins têm Rating abaixo de 1.00 e performances estelares, mesmo que raras, têm Rating acima de 2.00. Enquanto no Rating 1.0 o cálculo considera apenas três estatísticas, o Rating 2.0 considera cinco estatísticas:

  1. Taxa de eliminações (Kill Rating);
  2. Taxa de sobrevivência (Survival Rating);
  3. KAST Rating (Kill Assist Survived round and Traded deaths): percentual de rounds onde um jogador fez uma eliminação, assistência ou trocas de eliminações;
  4. Taxa de Impacto (Impact Rating): fórmula atualizada baseada em multi-kills, entry kills, vitórias em clutchs e mais;
  5. Taxa de dano (Damage Rating);

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os cinco jogadores com melhor Rating

A seguir, confira quem são os jogadores com melhor Rating 1.0 da história da HLTV e os cinco jogadores com melhor Rating 2.0 de 2018:

Rating 1.0

  1. Ismailcan 'XANTARES' Dörtkardeş (Space Soldiers): 1.23 / 870 mapas jogados;
  2. Aleksandr 's1mple' Kostyliev (Natus Vincere): 1.23 / 928 mapas jogados;
  3. Hansel 'BnTeT' Ferdinand (TYLOO): 1.22 / 497 mapas jogados;
  4. Marcelo 'coldzera' David (MIBR): 1.20 / 942 mapas jogados;
  5. Ni
... kola 'NiKo' Kovač (FaZe Clan): 1.17 / 983 mapas jogados.

Rating 2.0

  1. Aleksandr 's1mple' Kostyliev (Natus Vincere): 1.35 / 243 mapas jogados;
  2. Benjamin 'blameF' Bremer (Epsilon): 1.33 / 136 mapas jogados;
  3. Yuri 'yuurih' Santos (FURIA): 1.30 / 188 mapas jogados;
  4. Valentin 'poizon' Vasilev (Windigo): 1.28 / 250 mapas jogados;
  5. Christopher 'dexter' Nong (Grayhound): 1.27 / 218 mapas jogados.

Via HLTV, HLTV e HLTV



>>> Veja o artigo completo no TechTudo