Carros com sistemas de informação e entretenimento embarcados são alvos fáceis de criminosos. Com a baixa proteção que os chamados sistemas de “infotainment”, hackers podem roubar dados via Wi-Fi ou modificar as configurações de rede do automóvel. O fato ganhou destaque após um levantamento realizado pela Trend Micro, empresa que desenvolve sistemas de segurança, que detectou falhas graves na plataformas usadas em veículos da Skoda.

Hackers usam SMS para controlar carros conectados à distância

No caso da Skoda, que pertence à Renault e compartilha com a marca francesa diversos componentes, há uma falha grave que pode permitir a um invasor acesso fácil ao sistema SmartGate. Essa plataforma foi desenvolvida para se conectar via wireless ao celular do motorista para registrar dados sobre a performance do veículo.

Carros smart podem ser alvo fácil de hackers, segundo a Trend Micro (Foto: Divulgação/Tesla Motors)

Um hacker que esteja no raio de cobertura do sinal de Wi-Fi do carro, que é de 15 metros, poderia interceptar esses dados, ter acesso à senha do sistema e acessá-lo. Uma vez logado no SmartGate, o invasor poderia simplesmente modificar as configurações de rede do automóvel, tornando o acesso posterior ao recurso impossível. A brecha foi descoberta e testada pela Trend Micro no modelo Fabia III.

Sistemas operacionais em carros não oferecem segurança

Além do problema com o SmartGate da Skoda, há relatos recentes de outras falhas do gênero em carros de outras marcas. Um exemplo é o Jeep Cherokee, que passou por processo de recall de 1.4 milhão de veículos nos Estados Unidos depois que especialistas comprovaram que invasores podiam tomar o controle do carro via 3G.

...

Como remover vírus do Android? Veja no Fórum do TechTudo.

Outro caso atinge pelo menos 2,2 milhões de modelos da BMW equipados com o sistema ConnectedDrive. A brecha foi detectada por uma associação automobilística alemã e permite que criminosos usem um serviço de desbloqueio remoto dos carros, oferecido pela montadora germânica, para acessarem os automóveis de suas vítimas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo