A Microsoft lançou na sexta-feira (18) mais uma versão de testes do Windows 10, que traz diversas correções de bugs e novidades na personalização do sistema. Os membros do Fast Ring (saiba como fazer parte), do programa Windows Insider, já podem baixar a build 10547 com diversas atualizações de apps pré-instalados e melhorias no modo tablet, na tela de bloqueio e no Menu Iniciar, que ganhou mais uma coluna de blocos dinâmicos, entre outras novidades. 

Azure Cloud Switch: Microsoft cria sua própria distribuição do Linux

Confira a lista completa de recursos e mudanças para a build 10547 do Windows 10.

Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Menu Iniciar com mais blocos

Seguindo pedidos da comunidade de testes, a Microsoft incluiu uma coluna a mais de blocos dinâmicos no Menu Iniciar. Assim, usuários podem agora ter quatro blocos pequenos ou dois grandes (ou largos) lado a lado em um único grupo de atalhos, ganhando mais espaço. Além disso, o número máximo de blocos dinâmicos (live tiles) suportados foi bastante ampliado de 512 para 2048. Para modificar a aparência do menu, basta ir até Personalização > Iniciar nas configurações do Windows 10.

Modo Tablet

Quem usa o Windows 10 em tablets ou notebooks híbridos ficará feliz ao saber que o Snap – organização automática de janelas abertas – está mais funcional. A partir de agora, é possível fixar apps em um lado da tela por meio da visão geral de janelas abertas (Task View). Para fechar uma delas, basta movê-las com os dedos para baixo. Houve também mudanças no teclado virtual, que não abre mais quando se conecta um teclado externo ao tablet e tornou mais fácil inserir pontuação (problema comum entre os usuários).

Chamadas de vídeo no Edge

O navegador padrão do Windows 10 ganhou na build 10547 compatibilidade com o ORTC, recurso que permite fazer chamadas de vídeo nativas dentro do browser, sem a necessidade de instalar plugins. Embora ainda dependa de desenvolvimento de sites que tirem proveito da novidade, o recurso promete tornar as videochamadas mais simples. A Microsoft já prometeu que o Skype será disponibilizado dessa forma, sem baixar nada, em breve. Isso quer dizer que ganhará recurso similar ao Firefox Hello.

Atualizações de apps

Aplicativos pré-instalados no Windows 10, como Groove, Xbox One, OneDrive, Email, Calendário e Fotos receberam diversas melhorias. Este último, por exemplo, passou a mostrar uma visão contendo as imagens armazenadas no PC e no OneDrive. Para obter todas as mudanças, os usuários do Insider Preview devem, além de atualizar o Windows, buscar por updates de cada app na Windows Store.

Como tirar a senha do Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.

... ong>Tela de bloqueio

Se você não gosta que a sua tela de bloqueio tenha a logo do Windows 10 no fundo, na nova build já é possível removê-la por meio das configurações. Para isso, basta ir até o menu Personalização > Tela de Bloqueio e desativar a opção “Mostrar Plano de Fundo do Windows na Tela de Bloqueio”.

Correções de bugs

A lista de correções não é tão extensa assim, se concentrando principalmente no funcionamento da busca no Menu Iniciar, que promete estar mais consistente; no ícone da Área de Notificações, que não acende mais quando não houver itens pendentes; e na exibição de fotos no descanso de tela, que agora mostra imagens randomicamente e não mais obedece necessariamente a ordem de disposição em uma determinada pasta. Outra melhoria está no desempenho de áudio em máquinas que contam com hardware da Realtek. Muitos usuários relataram que o Windows 10 estava ficando sem som.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo