O Snapchat trouxe uma super novidade na sua última atualização: o Lensens. Com ele, é possível adicionar divertidos efeitos de lentes e filtros nos seus selfies, que são ativados com movimentos faciais. Se você ainda não conhece a função e quer ficar por dentro de todos os detalhes, o TechTudo reuniu seis coisas que você precisa saber sobre o efeito Lensens!

Dia da Árvore no Brasil ganha Doodle com planta nativa e sabiá

1 – Não é compatível com todos os aparelhos

O Lensens só funciona em aparelhos específicos. A primeira requerimento para a função, claro, é a presença de uma câmera frontal. Aparelhos de entrada com limitação de hardware como o Moto E de primeira geração não poderão incrementar seus selfies.

Snapchat lenses foi a grande novidade da semana, mas usuários ainda têm dúvidas (Foto: Reprodução/Snapchat)

Para decepção dos usuários, o Snapchat não detalhou os critérios ou motivos para que alguns aparelhos não fossem compatíveis. Segundo o app, é preciso que os aparelhos estejam com o Android 5.0 (Lollipop) ou superior para que o aplicativo seja capaz de gravar vídeos, sem detalhes sobre fotografias e reprodução. No entanto, donos do recém-lançado Galaxy Note 5 não conseguiram acessar.

Moto E e aparelhos sem câmera frontal ou desatualizados não são compativeis com o Lensens (Foto: Allan Mello/TechTudo)

A loja do Android e do iOS trazem requerimento mínimos como a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o sistema do Google e a 7.0 para Apple. No entanto, é preciso ter em mente que essas são as exigências do Snapchat para o aplicativo funcionar com suas funções mínimas. As novas funcionalidades do Lenses mais avançadas, porém, demandam aparelhos mais atualizados.

2 – Não funcionou? Há uma solução!

O Snapchat liberou uma possível solução para alguns usuários que não conseguiram rodar o Lenses. O primeiro passo é desinstalar o aplicativo do seu smartphone e, em seguida, limpar o cache dos aplicativos do Android. Feito isso, basta instalar novamente o Snapchat e testar se a funcionalidade está disponível.

 3 – Cadê o efeito que tava aqui?

Diversos usuários relataram que efeitos desapareceram desde que o Lensens foi lançado, o que gerou bastante dúvidas e reclamações. Pelo Twitter, no entanto, o Snapchat respondeu que os efeitos serão trocados diariamente, sem dar detalhes adicionais. É possível que a escolha busque evitar que os usuários fiquem enjoados com as mesmas lentes e a ferramenta não caia em desuso.

4 – Nada de animais!

... t-senselens-2.jpg" alt="Snapchat lensens não é capaz de reconhecer os animais para aplicar efeitos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="613" width="695">Snapchat lensens não é capaz de reconhecer os animais para aplicar efeitos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você gostaria de ver seu gatinho vomitando arco-íris ou transformar seu poodle em um verdadeiro monstro, nada feito! O lensens não é capaz de reconhecer os animais e muito menos aplicar as montagens sobre eles. Isso acontece porque a tecnologia por tras do recurso usa reconhecimento humano e parte de traços importantes como olhos e boca para aplicar os efeitos.

5 – Funciona com a TV e tela do computador

Tem algum amigo ou celebridade na qual gostaria de aplicar algum efeito? O lensens é capaz de reconhecer rostos na TV ou tela do seu computador. Isso, porém, não é uma tarefa fácil, já que é preciso apontar a câmera frontal do smartphone para a imagem e pressionar o rosto da pessoa até que o smartphone identifique-o.

6 – Como usar o lensens

Snapchat lensens traz diferentes efeitos para usuários que são substituídos a cada 24 horas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você ainda não sabe como usar o lenses, não há problemas. O TechTudo preparou um tutorial com tudo o que você precisa para aproveitar o novo recurso do Snapchat. Nele, você pode conferir os fotos e um passo a passo bem detalhado sobre a novidade. Suas selfies jamais serão as mesmas.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo