O Chromecast 3, do Google, e o Mi TV Stick, da Xiaomi, são media centers que prometem transformar qualquer TV em smart via HDMI. Os equipamentos se conectam diretamente à internet e permitem acessar os principais aplicativos de streaming, como Globoplay, Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, entre outros, além de possibilitar o espelhamento da tela do celular.

Lançado em 2018, o Chromecast 3 se destaca por ter compatibilidade praticamente total com dispositivos Android. Já o Mi TV Stick, que foi recentemente lançado oficialmente no Brasil, apresenta uma usabilidade diferenciada por trazer um controle remoto inteligente e sistema Android TV completo, dispensando um outro dispositivo para acesso aos serviços. Confira a seguir o comparativo das fichas técnicas do Chromecast 3 e Mi TV Stick.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo .

Design

O Chromecast 3 possui um design arredondado que remete a um disco com um pequeno cabo HDMI. O equipamento do Google é bem discreto e utiliza um segundo fio que se conecta a USB ou fonte para alimentação. O dispositivo é oferecido nas cores preta ou branca.

Já o Mi TV Stick é um pouco maior que um pen drive e diferente de seu concorrente, o dongle da Xiaomi conta ainda com um controle remoto minimalista que traz suporte a comandos de voz para o Google Assistente.

Especificações

O Mi TV Stick sai de fábrica com Android TV 9.0 e conta com um processador Cortex-A53 que trabalha em conjunto com a GPU Mali-450. O equipamento oferece ainda 1 GB de memória RAM e armazenamento interno de 8 GB para apps e mídia.

Em conectividade, o dispositivo da Xiaomi possui Wi-Fi com suporte a redes de 2.4 e 5 GHz, além de Bluetooth na versão 4.2. A resolução máxima suportada é de 1080p com até 60 Hz.

Já o Chromecast 3 não utiliza um hardware independente para reproduzir conteúdo. Isso significa que o media center requer um celular Android ou iPhone (iOS), ou até mesmo um PC com navegador Google Chrome na mesma rede Wi-Fi para realizar o espelhamento do conteúdo.

O dispositivo do Google tem suporte à resolução máxima de 1080p com os mesmos 60 Hz de seu concorrente, assim como também tem suporte a redes Wi-Fi 5, funcionando em bandas de 2,4 e 5 GHz. Para alimentação, o cabo micro USB pode ser conectado a uma porta disponível no televisor ou acoplado a fonte de 5 Volts que acompanha o equipamento.

Sistema

O Chromecast 3 não possui um sistema operacional completo. Portanto, sua interface objetivamente só é capaz de realizar o espelhamento de apps e guias de dispositivos móveis ou computadores. É importante observar que, além do ongle do Google, é preciso ter um smartphone ou PC na mesma rede para poder realizar a transmissão do conteúdo.

Por sua vez, o Mi TV Stick conta com sistema operacional Android, fazendo com que a experiência de utilização do equipamento seja similar a utilização de um televisor com sistema operacional do Google feito para smart TV. O dispositivo também faz o espelhamento de dispositivos conectados, mas é capaz de atuar de forma autônoma, acessando serviços instalados em sua memória interna e sendo controlado diretamente por um controle remoto próprio.

Funcionalidades e conteúdo

O suporte dos dispositivos a serviços de streaming é muito similar, já que ambos são compatíveis com praticamente qualquer solução disponível para dispositivos móveis. A diferença fica por conta da utilização, que no caso do Chromecast exige um dispositivo para pareamento.

... > O Mi TV Stick apresenta uma proposta mais próxima do que é encontrada em uma smart TV. O dispositivo é controlado por meio de um controle remoto similar ao que pode ser encontrado em alguns modelos de Android TV disponíveis no mercado.

Preço e disponibilidade

Por ter mais tempo de mercado, o Chromecast 3 é mais facilmente encontrado no varejo brasileiro. O dongle aparece em ofertas por preços na faixa de R$ 380. Já o Mi TV Stick, chegou oficialmente ao Brasil recentemente, tendo preço oficial de R$ 499 e ainda não sofreu redução de valor.

Vale a pena comprar um Chromecast? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo