Pebolim, Totó ou Foosball? A ideia de montar uma mesa smart começou como uma brincadeira para Sérgio Gama e Alberto Miyazaki, dois monitores da IBM que estão no Hackathon Globo para ajudar os desenvolvedores a trabalhem com o Bluemix, plataforma de cloud computing do Hackathon Globo.

Acompanhe ao vivo o Hackathon Globo

Cheia de recursos conectados à Internet, a mesa esconde, sob o campo, placas de Raspberry e Arduíno, que comandam sensores instalados nos dois gols. Quando alguém marca, os pontos são computados direto na tela. 

Totó ou Pebolim? Não importa ele é smart! Veja como funciona a mesa inteligente (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Além disso, o sistema permite organizar "a de fora", criando uma fila de espera para as próximas partidas. E o melhor, gera um histórico de vencedores e gols para não dar confusão. Na nuvem da IBM, ficam armazenadas online todas as estatísticas das partidas.

 

Gama conta que já levou a mesa para vários eventos e que há várias outras aplicações do Bluemix como essas. "Aqui [na tela] você tem acesso à informação para o desenvolvedor, e uma interface para o placar", mostra.

"Você pode conectar tudo de IoT ao Bluemix, ele lê e consegue gerenci

... ar todas essa placas e sensores", explica Miyazaki, apontando para a mesa de prototipagem no centro do jardim da casa do BBB, onde acontece o evento.

O sistema, ainda tem conexão com o Twitter um placar online, que pode ser acessado de qualquer lugar (pebolim.mybluemix.net/placar).



>>> Veja o artigo completo no TechTudo