Fones, headsets, joysticks, caixas de som, teclados e mouses bluetooth dão mais liberdade para o usuário e deixa o ambiente mais organizado por reduzir a quantidade de fios sobre a mesa. Mas se tornam um problema quando começam a se desconectar sem motivo aparente.

Como conectar dispositivos Bluetooth no Windows 10

A solução pode ser bem simples. Basta seguir alguns procedimentos para identificar se o problema é na configuração, na bateria, no emissor ou no equipamento. Conheça os principais motivos que levam seus dispositivos a se desconectarem do computador, contra a vontade do usuário.

Dispositivos bluetooth podem se desconectar do computador contra a vontade do usuário (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Economizador de energia ativado

Para se conectar ao computador, um dispositivo bluetooth precisa ser emparelhado. Quando um computador entra em repouso e volta a ser ligado, por exemplo, o esperado é que tudo volte a funcionar. Mas em alguns casos, a comunicação entre o computador e o dispositivo bluetooth pode parar de funcionar. Em outros casos, mesmo utilizando o dispositivo ininterruptamente, ele para de funcionar.

No Windows, assim como as configurações do adaptador de rede e Wi-Fi que se desligam automaticamente para economizar energia, os adaptadores bluetooth também possuem o mesmo recurso, que vem ativado como padrão. Basta alterar a configuração de economia de energia do sistema bluetooth no “Gerenciador de Dispositivos”, através do “Painel de Controle”:

1. Acesse o  Painel de Controle. No Windows 10, clique com o botão direito sobre o ícone “Iniciar” > “Configurações”. Selecione a opção “Dispositivos”;

O Painel de Controle pode ser acessado através do botão “Iniciar” (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

2. Navegue até o fim da janela e clique a na opção “Gerenciador de Dispositivos”;

O “Gerenciador de Dispositivos” fica na parte inferior da janela “Dispositivos” (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

3. No “Gerenciador de Dispositivos”, encontre a opção “Bluetooth” e clique para expandir o menu. Encontro o componente que corresponde ao emissor/receptor bluetooth do seu computador;

Expanda a opção “Bluetooth” para encon
... trar o item correspondente ao hardware bluetooth (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

4. Na aba “Gerenciamento de Energia”, desmarque a opção “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”;

Desmarque a opção que permite que o computador desligue o bluetooth do computador (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Para garantir que as novas configurações tenham efeito, reinicie o computador e verifique se o dispositivo bluetooth funcione corretamente sem interrupções.

Bateria fraca

Quando o nível de bateria do dispositivo alcança o nível mínimo, o usuário recebe um alerta solicitando a troca da bateria ou seu recarregamento. Neste ponto, o dispositivo pode apresentar mal funcionamento, e breve interrupções.

Uma dica importante para dispositivos que não possuem baterias removíveis, é manter o dispositivo desligado sempre que possível, para poupar a bateria. Se a bateria está se esgotando mais rapidamente que normal, consulte o manual o equipamento e caso necessário, acione o suporte técnico do fabricante.

Mal desempenho

No que diz respeito à performance da conexão, o dispositivo deve operar perfeitamente no raio de distância prometido pelo fabricante. Para testar o alcance do dispositivo, siga os passos:

1. Fique o mais próximo o possível do computador e verifique se o equipamento bluetooth funciona sem interrupções;

2. Caso o dispositivo funcione normalmente, quando próximo do receptor, afaste o equipamento bluetooth do computador gradativamente. Se as interrupções começam a acontecer ao se afastar do computador, provavelmente seu equipamento bluetooth tem um alcance reduzido;

3. Confirme se o alcance está de acordo com a descrição do manual do equipamento. Caso a distância esteja dentro dos padrões recomendados e o equipamento continua a apresentar interrupções, utilize baterias novas e repita o procedimento;

Informações sobre o alcance do dispositivo podem ser encontradas no site do fabricante e no manual (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Se tudo funcionar perfeitamente, problema resolvido. Caso as interrupções continuem a acontecer num raio de distância aceitável, acione o suporte técnico do fabricante ou a assistência autorizada.

Novo emparelhamento do dispositivo bluetooth

Tente também desinstalar o dispositivo bluetooth e emparelhar novamente. Ao estabelecer uma nova conexão, o computador e o dispositivo podem voltar a se comunicar normalmente:

1. Acesse a opção “Dispositivos conectados”. Clique no botão “Iniciar” > “Configurações” > “Dispositivos” > “Dispositivos conectados”. Selecione o dispositivo que deseja remover;

Os dispositivos bluetooth conectados ao computador ficam listados na no menu “Dispositivos Conectados” (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

2. Clique na opção “Remover dispositivo”. 

Para remover o dispositivo bluetooth é necessário confirmar a remoção (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Para instalar novamente o dispositivo, faça o emparelhamento do equipamento bluetooth:

1. Acesse a opção “bluetooth”, através do botão “Iniciar” > “Configurações” > “Dispositivos” > “bluetooth”;

2. No equipamento bluetooth, acione o botão que ativa o emparelhamento (geralmente sinalizado pelo ícone da tecnologia “Bluetooth”). Consulte o manual para verificar o procedimento correto para acionar o emparelhamento;

3. Na janela “Bluetooth” do computador, selecione o dispositivo e clique em “Emparelhar”.

Acione o botão de emparelhamento, conforme o manual de instruções do equipamento (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Conclusão

Estes são os procedimentos básicos que podem solucionar os problemas com interrupção de funcionamento em equipamentos bluetooth. Para melhorar o desempenho e acionar configurações extras, verifique se o seu dispositivo necessita de drivers específicos.

Como escutar as musicas do celular Android no USB do carro? Confira no Fórum do TechTudo 

Equipamentos de marcas mais conhecidas oferecem uma boa compatibilidade com o sistema operacional, e geralmente são instalados automaticamente ao se conectarem com o computador.

Equipamentos mais antigos ou muito recentes, podem precisar de drivers específicos para habilitar todos os seus recursos. Drivers são facilmente encontrados na seção de suporte dos sites dos fabricantes. Evite deixar equipamentos bluetooth ligados sem necessidade. A carga máxima das baterias tendem a reduzir de acordo com o uso. Além disso, quando você precisar, elas podem te deixar na mão. Cuide bem de seus equipamentos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo