O Google Play Music acaba de ganhar mais um recurso para os usuários brasileiros no PC e também no celular: as "playlists contextuais". A partir das 19h da terça-feira (4), os assinantes do serviço de streaming terão acesso às listas criadas por especialistas em música e baseadas nas mais diversas situações do dia. O Brasil é o quinto país a ganhar o recurso, sendo o primeiro em língua não-inglesa. 

Streaming de música: veja preços e compare pacotes pagos sem anúncios

Google Play Music no PC (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Com a novidade, os assinantes encontrarão uma série de seleções de músicas escolhidas a dedo por uma equipe de especialistas, entre eles alguns críticos musicais. Elas são definidas por horários (manhã, tarde e noite) e também por humor ou atividade, ou seja, criadas para situações em que você está feliz, ansioso ou tranquilo, por exemplo, além de combinações ideais para corridas ou trânsito.

As novas playlists funcionarão de forma integrada às recomendações, que já são fornecidas pela plataforma, baseadas no comportamento online e preferências do usuário. Para criar a seleção perfeita, a equipe mapeia a rotina e seleciona músicas que têm mais chance de cair no gosto dos usuários.

Google Play Music ganha recurso com playlists feitas sob medida para várias situações (Foto: Divulgação/Google)

A única parte do processo feita sem a ajuda de especialistas é na hora de analisar informações como dia e horário. Além disso, o computador entende o tipo de música que é mais indicado para o usuário. A partir dessas informações, o time editorial entra em ação para criar uma estação com a trilha ideal.

A novidade faz parte da integração do Google Play Music com a Songza, que foi comprada pelo Google em 2014 e tem como diferencial a criação de estações de rádio feitas 100% por pessoas, e não de forma computadorizada. Veja mais dicas na página especial do Google Play Música no TechTudo.

Qual é o melhor streaming e por quê? Comente no Fórum do TechTudo.

Listas são criadas de acordo com horário, humor e ativida
... des do dia-a-dia (Foto: Divulgação/Google)

No final de 2014, Google e Samsung anunciaram a parceria de lançamento do Google Play Music no Brasil. No país, custa R$ 14,90 ao mês, com mais de 30 milhões de músicas e opções como criar suas próprias playlists, salvar arquivos offline e compartilhá-los com vários dispositivos. Recentemente, a gigante de buscas liberou o Google Music gratuito nos EUA como parte do serviço de streaming, que passa a exibir anúncios e limitar o acesso a recursos mais avançados, como ouvir conteúdo offline.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo