Os serviços de streaming de filmes estão cada vez mais presentes nas TVs dos usuários brasileiros. No entanto, alguns problemas na velocidade de Internet e cabos danificados podem resultar em erros, como travamentos ou falta de carregamento da mídia. Então, se você é fã de assistir Netflix, YouTube ou outros serviços com os amigos, confira cinco dicas para ajudar a melhorar a qualidade do streaming.

Confira seis maneiras para assistir filmes e séries do Netflix na TV

1) Velocidade da Internet

Os serviços de streaming de filmes, como Netflix, utilizam a conexão de Internet para transmitir as mídias. Então, caso o filme não carregue de jeito nenhum na TV, vale conferir se o problema está na velocidade da Internet. Na dúvida, utilize um velocímetro para ver se a taxa de download e upload contratada está sendo entregue e, em caso de problemas, entre em contrato com o serviço pago.

Velocidade da Internet influencia no streaming de filmes (Foto: Pond5)

Caso não seja isso, verifique se a conexão Wi-Fi é apropriada e confira algumas dicas de como melhorar o posicionamento do roteador, se está na hora de comprar um novo e mais informações. O Netflix recomenda que a Internet banda larga seja no mínimo de 0,5 megabits por segundo e 5,0 megabits por segundo para assistir filmes em HD sem travamentos.

Qual Smart TV 3D comprar? Opine no Fórum do TechTudo.

Também é importante observar que a velocidade de Internet contratada é dividida entre os usuários da rede Wi-Fi. E isso pode gerar lentidão, caso tenham muitos dispositivos conectados, afetando a execução dos filmes nos serviços de streaming. Um erro comum é a mídia ficar carregando sem iniciar ou travar durante a execução. Então, reúna a família e desligue alguns pontos de acesso para tentar resolver.

2) Repetidores de sinal

Caso a residência seja grande ou com dois andares, é recomendado usar um repetidor de sinal. Dessa forma, a conexão Wi-Fi de Internet chega com melhor qualidade e velocidade nos cômodos da casa, inclusive na TV com o serviço de streaming.

Repetidor de sinal é uma boa opção para espaços amplos e garantir Internet para streaming de vídeos em boa qualidade (Foto: Divulgação/Gothan)

Os modelos podem ser encontrados com preço a partir de R$ 60, em lojas nacionais. Caso tenha alguma dúvida sobre como configurar um repetidor de sinal, confira este tutorial do TechTudo.

3) Escolher o cabo ideal

Quem não tem uma Smart TV pode ver os filmes em streaming usando o cabo HDMI no notebook ou computador. Assim, é possível assistir as mídias da tela grande de forma simples. No entanto, é importante conferir a qualidade do cabo para quem não quer ter problemas durante a execução.

Qualidade e estado físico do cabo HDMI pode causar mal contato na imagem (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Alguns modelos de cabos HDMI tem estrutura reforçada com revestimento de nylon, por exemplo. Então, caso a imagem fique saindo ou travando, vale conferir se é mau contato no cabo, tanto na ponta conectada na TV quando a ligada no notebook, ou se ele está corrompido por dentro.

Sobre a velocidade de transmissão de dados, os modelos dos cabos podem variar entre as versões HDMI 1.3, 1.4 e 2.0.

... Confira a diferença entre eles e qual HDMI escolher para assistir seus filmes com melhor qualidade.

4) Uso de Media Centers

O uso de Media Centers de streaming como Apple TV ou até o popular Chromecast podem ser aliados para assistir filmes em casa. Caso o usuário não tenha uma SmartTV, basta plugar o dispositivo na entrada HDMI da TV para ter acesso à Internet e serviços de streaming, de forma simples.

Apple TV é um Media Center para conectar na TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O Chromecast usa a rede Wi-Fi e pode ser mais uma opção para quem tem muitos problemas de travamentos usando o aplicativo no Netflix na Smart TV, por exemplo. Ele oferece inclusive conexão com YouTube e transmissão de vídeos salvos do celular ou tablet. Já a Apple TV pode ser conectada direto no cabo de rede Ethernet, o que pode garantir uma melhor velocidade de Internet “direta” para ver suas mídias em streaming.

Chromecast permite fazer o streaming pelo celular em TVs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

5) Problemas na recepção da Smart TV

Os modelos de Smart TVs já vêm com recepção Wi-Fi interna e outras usam um dongle, para permitir a conexão com Internet. Em caso de problemas ou travamentos, tente primeiro acessar o mesmo filme por outro dispositivo, como computador ou celular, para conferir se é problema do serviço de streaming ou conexão da TV.

Tente reconectar a Smart TV na rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Samsung)

Caso a conexão do serviço de streaming esteja lenta na TV, mas não tenha problemas na velocidade do Wi-Fi em casa, vale tentar reconectar a TV na rede, adicionando novamente as credenciais de login e senha de rede. Assim, o aparelho vai fazer a leitura dos dados de conexão do Wi-Fi e eliminar possíveis erros de conexão.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo