Proteger o computador com criptografia é um dos meios mais recomendados para manter a privacidade dos dados. Nesta lista, selecionamos os seis melhores programas de encriptação disponíveis para Windows, Mac e Linux. Todos os softwares são gratuitos e de instalação fácil. Veja algumas sugestões. 

O que é esteganografia?

Confira os melhores programas para proteger seus arquivos (Foto: Reprodução)

1) VeraCrypt

VeraCrypt, programa de criptografia baseado no TrueCrypt (Foto: Divulgação)

VeraCrypt é o programa de criptografia sucessor do famoso e extinto TrueCrypt. Com suporte para Windows, Mac e Linux, o software consegue criar arquivos ocultos e protegidos dentro de qualquer volume. Ele suporta as codificações AES, TwoFish e Serpent e seu uso é gratuito.

2) SafeHouse Explorer Encryption

SafeHouse Explorer Encryption usa criptografia AES 256 bit (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O SafeHouse Explorer Encryption é um programa leve, fácil de usar e gratuito. Ele faz com que os arquivos e pastas fiquem invisíveis, podendo ser acessado por meio de senha através da própria interface. O software usa criptografia AES 256 bit e consegue proteger arquivos armazenados em qualquer unidade, incluindo pendrive, cartão de memória, CDs, DVDs e iPods.

3) Predator

Predator transforma pen drive em chave de bloqueio do PC (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O Predator transforma o pendrive em uma chave de bloqueio do computador. Basta espetar o drive USB, executar o programa e definir uma senha. Ao se distanciar da máquina, você leva o pendrive embora e o sistema bloqueará mouse e teclado, além de escurecer a tela. Assim, o Predator é perfeito para uso em escritórios ou lares com PCs compartilhados.

4) Cryptainer LE

Cryptainer LE usa criptografias Blowfish 448 bit e AES 256 bit (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Cryptainer LE é um programa que protege o computador usando criptografia Blowfish 448 bit ou AES 256 bit. Ele cria um disco rígido v

... irtual criptografado, dentro do qual todos os tipos de arquivos podem ser armazenados. O driver virtual é acessível por meio de uma única senha, eliminando a necessidade de criar um código para cada arquivo salvo.

5) EncryptOnClick

EncryptOnClick permite incluir senha em arquivos e pastas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O EncryptOnClick protege arquivos e pastas do Windows por meio de senha. Seu método de encriptação é o AES 256 bit. O programa, de uso gratuito, também consegue retirar a criptação de dados.

6) Kruptos 2 Pro

Kruptos 2 Pro permite compartilhar arquivos encriptados via nuvem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Usando encriptação AES 256 bit, o Kruptos 2 Pro é um software pago, mas com período de 30 dias de teste gratuito. Ele possui recursos avançados, como integração com a nuvem, através do qual é possível compartilhar os arquivos protegidos via Dropbox, Google Drive e OneDrive. O programa também possui auto encriptação, que reencripta automaticamente os arquivos quando o usuário não finalizou a edição.

Tem vírus no Linux? Descubra essa e outras curiosidades no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo