Câmeras de ação, como o as da GoPro, a Polaroid Cube e a Sony Action Cam, estão cada vez mais populares. Elas podem capturar imagens incríveis, mas, para isso, você tem que prestar atenção e evitar erros comuns que podem acabar estragando suas fotos. Para te ajudar o TechTudo listou cinco erros típicos das fotos e vídeos nessas câmeras e maneiras de solucioná-los. 

HERO4 Session: GoPro lança câmera que promete ser a menor e mais portátil

Baixa luminosidade

Compare as fotos com e sem lanterna (Foto: Divulgação/Kickstarter)

Fotos noturnas e em ambientes com baixa luminosidade estão longe de serem o ponto forte das câmeras de ação e, por isso, você precisa tomar alguns cuidados ao fotografar nessas situações. Não adianta capturar uma imagem em local escuro e esperar um bom resultado, especialmente se for em movimento, pois elas costumam a ficar “borradas”. Porém, algumas dicas podem te ajudar a melhorar a qualidade das fotos nesses casos.

Primeiro, use um apoio fixo para a câmera. Pode ser um tripé, uma mesa ou até mesmo o chão ou outra superfície estática. Você também pode usar uma lanterna encaixável, que funciona como um flash, ou usar a lanterna do smartphone para ajudar a iluminar a local na hora de tirar a foto. Se você quiser uma ajuda ainda melhor, vale investir nas câmeras da GoPro da linha Hero 4, já que os modelos contam com um “Modo Noturno”.

Lente embaçada

Lente embaçada ou com gotículas de água pode estragar totalmente suas fotos (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Outro erro que pode prejudicar suas fotos com câmeras de ação é ter a lente embaçada ou com gotículas de água. Isso estraga as fotos, com manchas na tela ou imagens borradas. Para prevenir o problema, você pode investir em pastilhas anti-embaçamento, colocadas na lateral da câmera. A GoPro oferece um modelo, mas você também pode criar o seu próprio com tiras de papel.

Ainda, limpe sempre a lente da câmera e a caixa protetora. Para o caso das gotículas de água na tela, você pode usar hipoglós para te ajudar, basta passar uma fina camada na lente da case. Outra forma de evitar esse acúmulo que prejudica suas fotos é meio desagradável, mas funciona: lamber a lente da caixa protetora e depois passar na água.

Proximidade dos objetos

As imagens podem acabar distorcidas ou fotografando mais do que o você queria (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Antes de fotografas com uma câmera de ação, lembre-se da lente grande ocular, responsável pelo efeito “olho de peixe” nas fotos. Por isso, preste atenção na proximidade dos objetos, já que eles podem ficar desproporcionais caso estejam muito perto da lente. Ainda, se a câmera tiver muito afastada, pode fotografar além do que você queria, atrapalhando o resultado final da foto.

Com as câmeras GoPro, o usuário pode optar po

... r reduzir ou até mesmo eliminar o efeito “olho de peixe”, tanto antes de fotografar quando na hora da edição. Com isso, você poderá fotografar objetos a qualquer distância sem que a imagem fique destorcida. Vale lembrar que isso depende da ocasião e do objetivo da foto.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Luz estourada

Fique atento ao posicionamento da luz para a imagem não “estourar” (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Uma característica comum a maioria dos diferentes modelos de câmeras de ação é a falta de um visor LCD, o que te deixa meio “perdido” sobre o que está sendo fotografado. Por isso, para evitar que a luz “estoure” e prejudique o resultado final da imagem, você precisa prestar atenção no posicionamento da luz.

Não faça sombra no que será fotografado, pois isso pode fazer com que a câmera reconheça uma área mais escura e acabe estragando sua foto na tentativa de compensar a luminosidade. Alguns modelos das câmeras de ação contam com a possibilidade de escolher o ponto principal a ser fotografado, ajudando na tarefa mas, ainda assim, é necessário ficar ligado na quantidade e posicionamento da luz para garantir uma boa foto.

Vídeos com a case

Para vídeo com qualidade de áudio, retire a case ou use um microfone externo (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Além de erros na hora de fotografar com câmeras de ação, há também um erro muito comum em relação aos vídeos. Se você vai gravar um vídeo e o áudio for importante, retire a case à prova d’água. Ela tampa o microfone da câmera e deixa o som abafado, prejudicando muito a qualidade do áudio.

Se você estiver filmando situações em que a case é necessária, como para acoplar a algum suporte, por exemplo, e não quer ter o áudio prejudicado, vale a pena investir em um microfone externo, que pode ser usado junto com a case. Câmeras como a GoPro e a Sony Action Cam possuem alguns modelos do dispositivo.

Conheça os microfones mais ‘em conta’ compatíveis com a sua GoPro



>>> Veja o artigo completo no TechTudo