A vers?o final do Windows 10 ser? lan?ada no dia 29 de julho, e tudo indica que esse ser? um grande passo para a Microsoft. O novo sistema operacional funcionar? em todos os dispositivos como computadores, celulares, tablets, no console Xbox e at? no ambicioso ?culos de realidade aumentada, o HoloLens. O TechTudo conversou com Gustavo Lang,?gerente geral da divis?o de Windows da Microsoft no Brasil, que tirou d?vidas sobre a chegada do sistema operacional, licen?as e pirataria.

Acompanhe todas as novidades do Windows 10

Interface do Windows 10 se adapta a dispositivo com ou sem teclado (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Em que dispositivos ser? poss?vel encontrar o sistema no lan?amento?

Apesar da proposta integrada, em um primeiro momento o Windows 10 vai rodar apenas em laptops, desktops e tablets. Consequentemente, donos de notebooks ou ultrabooks 2 em 1 - aparelhos h?bridos que hora funcionam como tablet, hora como PC - poder?o aproveitar a novidade ap?s o lan?amento.?

Para esses usu?rios, o Windows 10 ser? ainda mais atrativo. Isso porque, o sistema consegue identificar rapidamente quando h?, ou n?o, um teclado, mouse e monitor maior - e, dessa forma, se adaptar.?Sem o teclado, o sistema redimensiona os ?cones para melhorar a navega??o em telas sens?veis ao toque. J? no modo computador, o sistema volta ao layout desktop mais tradicional de ?rea de Trabalho. Tudo isso, claro, pode ser configurado como quiser pelo usu?rio.?

Caso venham a aparecer vers?es piratas do Windows 10, uma marca d??gua vai identificar que este n?o ? um software legal?
Gustavo Lang, Microsoft

J? os smartphones, devem receber o novo sistema s? em outubro deste ano, quando a empresa planeja lan?ar a quarta etapa de sua estrat?gia. Nesses dispositivos a atualiza??o s? ser? gratuita para usu?rios do Windows Phone 8.1.

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos? Opine no F?rum do TechTudo.

Quanto ao Xbox One, ainda n?o h? uma data fixa para que o videogame integre oficialmente a lista de dispositivos com Windows 10. Por enquanto, a Microsoft anunciou que a transi??o para o sistema ocorrer? por partes, atrav?s de atualiza??es gratuitas e autom?ticas, lan?adas no decorrer do ano.

Quem baixar o Windows 10 m?s que vem, por outro lado, j? ter? fun??es do console no PC ou tablet, e poder? ver seu perfil, amigos, mensagens e conquistas da Xbox Live, sem precisar ligar o seu Xbox.

Quem ter? direito ao update gratuito??

Em termos simples, se voc? tem um computador ou tablet rodando Windows 7, 8.1 ou Phone 8.1, poder? realizar o upgrade gratuito - somente durante um ano. Mas, n?o se preocupe, quem atualizar o sistema durante esse per?odo n?o precisar? pagar pelo Windows 10 quando o prazo acabar.?

J? aqueles que perderem o tempo limite para o update gratuito dever?o pagar pelo novo sistema, mas um valor em real ainda n?o foi definido. O que se sabe ? que, pelo menos internacionalmente, a empresa planeja manter um custo similar ao do Windows 8:?US$ 120, aproximadamente R$ 370.

E a vers?o pirata?

Para quem usa a vers?o pirata do sistema operacional, a atualiza??o oficial n?o ? garantida. ?A ?ltima informa??o oficial que temos ?: o usu?rio que tem uma c?pia que n?o ? leg?tima far? a atualiza??o adquirindo uma licen?a do Windows 10?, diz Gustavo Lang,?gerente geral da divis?o de Windows.

Cinco coisas que voc? precisa saber sobre Windows 10 em vers?es piratas

?Essa atualiz

... a??o n?o vai acontecer da mesma forma como ocorre com quem tem uma c?pia legal e, caso venham a aparecer vers?es piratas do Windows 10, ele continuar? sendo marcado com limita??es de personaliza??o, e ter? marca d??gua identificando que n?o ? um software legal?, conclui Lang.

Veja o Windows 10 em tela sens?veis ao toque:

Quanto pesa o Windows 10?

O arquivo de download tem 3 GB, e, durante seu funcionamento, o sistema operacional ocupa menos espa?o do que o Windows 8. Dessa forma, ? seguro dizer que computadores que rodam bem o ?ltimo Windows, n?o ter?o problemas em trabalhar com o Windows 10.?

Veja qual a configura??o m?nima para rodar Windows 10 no PC e no celular

? necess?rio ter uma conta Windows para realizar o upgrade?

N?o. A encomenda e download do Windows 10 n?o demandam um perfil no servi?o da Microsoft. Entretanto, sem ele, o usu?rio fica de fora de algumas fun??es essenciais do pacote, como e-mail, acesso a funcionalidades integradas com Xbox e a transi??o de configura??es da vers?o anterior do Windows para o 10.?

Como se preparar para o Windows 10?

Mesmo com todos os esfor?os para garantir uma atualiza??o segura para o Windows 10, a empresa ainda refor?a a import?ncia de realizar um backup completo de sua m?quina antes da transi??o.?Assim o usu?rio garante que seus arquivos estar?o seguros em algum outro lugar e prontos para serem reinstalados quando o novo sistema operacional estiver funcionando.

Como funcionam as licen?as?

Neste ponto, tamb?m n?o haver?o mudan?as: sua c?pia do Windows 10 ? atrelada aos aparelhos em que voc? realizou o upgrade. N?o ? poss?vel transferir uma ?nica c?pia para computadores diferentes.

Quando dispositivos montados especialmente para o Windows 10 v?o chegar ao Brasil?

A Microsoft espera que aparelhos adaptados para o Windows 10 comecem a surgir no final deste ano. Ou seja, para o Natal. Esses dispositivos poder?o ter c?meras para reconhecimento facial, microfones alinhados com a assistente de voz Cortana, entre outros recursos.

?Ainda n?o temos nenhuma data sobre modelos de fabricantes espec?ficos a revelar?, esvazia Lang, sem promessas."Esse trabalho come?ou no momento que abrimos o c?digo para a comunidade de desenvolvimento. Fabricantes j? v?m trabalhando para incorporar as funcionalidades espec?ficas do Windows 10 e tamb?m para garantir que as m?quinas que eles j? produziram, que j? venderam aos consumidores, tamb?m tenham uma experi?ncia de migra??o adequada.?, completou.?

E a seguran?a?

Com o novo sistema, a Microsoft se une a outras empresas de tecnologia no esfor?o de abandonar a senha de acesso. A fun??o Windows Hello permitir? fazer login atrav?s de biometria ou c?meras de reconhecimento facial. A ideia ? proteger o usu?rio desde o momento que ele inicia a m?quina.

Outro recurso importante, ? a possibilidade de personalizar o n?vel de seguran?a de arquivos individualmente. Assim, o usu?rio pode decidir, por exemplo, que um arquivo Word vai ser vis?vel apenas para contatos espec?ficos, ou que uma planilha de Office estar? dispon?vel 'apenas para voc?'.

Finalmente, pais ter?o uma nova ferramenta para a fam?lia para monitorar o uso da Internet pelas crian?as e adolescentes nos dispositivos com Windows 10 instalado.

Outro elemento menor, mas tamb?m importante: mesmo com o Windows 10 instalado, o Windows mant?m uma c?pia do sistema operacional anterior por 30 dias no computador do usu?rio, caso ele se arrependa do upgrade e decida voltar para a outra vers?o. Sendo assim, fa?a o update tranquilo.

E quem fica para tr?s?

A Microsoft continuar? a dar suporte para Windows Vista, 7 e 8. Essa garantia se deve ao desenvolvimento menos intensivo no Windows 10.

"O time de engenharia, que estaria agora pensando na pr?xima vers?o, est? pensando em funcionalidades", diz F?bio Gaspar, gerente de produtos do Windows no Brasil.

"Ao inv?s de grandes lan?amentos de tr?s em tr?s anos, agora nosso trabalho ? cont?nuo e a medida que o time criar recursos significativos, disparamos isso como servi?o", explica.

Build 2015 da Microsoft revelou mais surpresas para o Windows 10:

Tr?s dicas para quem vai fazer o update para o Windows 10:

1) Como reservar a sua atualiza??o do Windows 10 e usar o sistema primeiro

2) Windows 10: 20 coisas que voc? precisa saber antes de instalar no PC

3) Como usar Upgrade Advisor e checar se computador suporta o Windows 10



>>> Veja o artigo completo no TechTudo