O WhatsApp permite criar links para o seu número que, ao serem clicados, iniciam uma conversa direta com você. O truque grátis está disponível para celulares Android e iPhone (iOS) e pode ser feito manualmente, a partir de um código disponibilizado pelo mensageiro, ou por meio de ferramentas na web. Esse serviço também possibilita incluir uma mensagem padrão para iniciar a conversa. Vale lembrar que a prática de divulgar endereços eletrônicos direcionados ao mensageiro publicamente é mais comum em contas comerciais, para facilitar o contato com os clientes.

No entanto, apesar de o recurso também funcionar com usuários comuns, divulgar o número pessoal na Web pode ser perigoso, de acordo com especialistas em segurança. As conversas em grupo já permitem convidar participantes com links nativos ao aplicativo. Confira, no tutorial a seguir, como gerar um link de WhatsApp com mensagem. O procedimento foi feito com um smartphone da Apple, mas as instruções servem para aparelhos com o sistema operacional do Google.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Criar o link manualmente

  • Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero
  • Substitua o termo "SeuNúmero" pelo número do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD. No exemplo a seguir, utilizamos o DDI "55", do Brasil, e o código "11", da cidade de São Paulo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511012345678

Criar um link com mensagem

  • Copie o código a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=SeuNúmero&text=SuaMensagem
  • Além de substituir o número do telefone, substitua também o termo "SuaMensagem" pelo texto que desejar. Como links não permitem inserir espaços, troque-os pelo código "%20" (sem aspas), como no exemplo a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511012345678&text=Oi%20TechTudo

Quando um amigo clicar no link, será direcionado para uma página do WhatsApp e poderá iniciar uma conversa com você. Confira a seguir.

Criar link com um site gerador

Outra opção possível para criar um link para o WhatsApp é a partir de plataformas terceiras, como o site Convertte. Para gerar o endereço online, também é preciso informar o número do telefone.

Passo 1. Acesse o site Convertte (https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/) e preencha seu número de telefone e a mensagem inicial nos campos indicados. Em seguida, clique em "Gerar

... link";

Passo 2. O link gerado será idêntico ao fornecido pelo WhatsApp. Ao ser clicado, ele direcionará o usuário para uma página do mensageiro, que deverá clicar em "Enviar" para iniciar a conversa com a mensagem.

Pronto. Aproveite a dica, gere link para o seu WhatsApp e não perca o contato com ninguém.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo