Os emojis, caracteres especiais que expressam emo??es, s?o uma ?tima forma de se comunicar sem o uso das palavras. Por?m, como muitos deles t?m significados amb?guos, ? comum fazer confus?o na hora usar. Existem emojis com significados locais e tem?ticos, comumente usados em outro contexto. Confira uma lista com 12 emojis de festas e celebra??es e o seu real sentido quando foram criados.

Unic?rnio, pipoca e champagne: veja o que esperar de emojis do Unicode 8

1) Cobra ou ano novo chin?s?

A cobra representa o ano novo chin?s (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Que atire a primeira pedra quem n?o achou que este emoji fosse apenas uma cobra. Entre os animais, n?o ? simplesmente mais um deles. O emoji ? um drag?o (New Year Chinese), para o ano novo chin?s. Se o que voc? deseja ? usar a serpente, tamb?m existe a figura do animal dispon?vel em emoji (Snake).

2) Mulher dan?ando ou festa?Cinco de Mayo?

Dan?arina na verdade representa festa Cinco de Mayo (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

A maioria das pessoas acredita que este emoji nada mais ? do que uma mo?a dan?ando, por?m ele ? uma representa??o da festa Cinco de Mayo (Cinco de Mayo). A comemora??o celebra a vit?ria do ex?rcito mexicano sobre as for?as francesas na batalha de Puebla, em 5 de maio de 1862. Ser? que alguma vez algu?m, fora do M?xico, al?m do criador do emoji, usou esta figura com esse significado?

3) Coala ou Dia da Austr?lia?

Coala ? usado para celebrar Dia da Austr?lia (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Este ? mais um caso de emoji de animal com um significado por tr?s. O coala n?o ? simplesmente um mam?fero bonitinho, ? um dos s?mbolos de um pa?s. Na verdade, foi criado para representar o Dia da Austr?lia (Australia Day). A celebra??o?comemora a chegada de Arthur Phillip a Sydney, em 1788. Na data, ocorre um desfile de barcos pr?ximo ? famosa Ponte da Ba?a de Sydney.

4) Coelhinho ou P?scoa?

Coelho ? a representa??o da P?scoa (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

O coelho tamb?m parecia ser apenas mais um bichinho na lista dos emojis. Por?m, a figura foi criada para comemorar a P?scoa (Easter, em ingl?s). Sem d?vidas, muita gente usa o ?cone durante a celebra??o, mas ser? que algu?m de fato sabia que ele foi criado apenas com esse objetivo?

5) Coroa ou Anivers?rio da Rainha?

... _de_tela_2015-06-18_as_16.00.25.png" alt="Emoji de coroa foi criado para celebrar anivers?rio da rainha (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)" title="Emoji de coroa foi criado para celebrar anivers?rio da rainha (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)" width="695" height="197">Emoji de coroa foi criado para celebrar anivers?rio da rainha (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Quando pensamos em coroa, logo lembramos de princesas ou rainhas, certo? Por?m, ningu?m poderia imaginar que o ?cone de tiara representa realmente o anivers?rio da rainha do Reino Unido (Queens Birthday). A data exata da comemora??o varia de pa?s para pa?s, conforme sua cultura.

6) Mulher ou Dia das M?es?

Mulher representa o dia das m?es (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Apesar de passar despercebida, a ?cone da mulher no teclado de emojis da Unicode n?o ? apenas mais uma entre as outras. Ela foi criada como s?mbolo de comemora??o ao Dias das M?es (Mothers Day), celebrado no Brasil no segundo domingo de maio. Sem nenhum sinal de beb?, esse ? o ?cone de m?e.

7) Homem ou Dia dos Pais?

Homem representa o dia dos pais (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Assim como o emoji da mulher, tamb?m existe uma figura caracter?stica que representa o Dia dos Pais (Fathers Day), comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto. Ser? que algu?m j? sabia disso? Este, tamb?m, n?o apresenta nenhum sinal de filhos ou fam?lia por perto.

8) Bola de futebol americano ou?Super Bowl?

Bola de futebol americano serve tamb?m como Super Bowl (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

A bola de futebol americano na lista dos emojis tamb?m tem uma fun??o tem?tica. Representa o?Super Bowl (Superbowl), jogo decisivo do campeonato da NFL, principal liga do esporte nos Estados Unidos. Nos ?ltimos anos, a modalidade tem ganhado bastante reconhecimento no Brasil, com recordes de audi?ncia na transmiss?o do jogo que encerra a temporada e decide o campe?o.

9) Bola de futebol ou Copa do Mundo?

Bola de futebol deve ser usada como representa??o da Copa do Mundo (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Nada mais justo do que ter tamb?m uma bola de futebol para representar a Copa do Mundo de Futebol, n?o ? mesmo? O criador do emoji pensou em tudo e criou o ?cone mundial representado pela simples figura de uma bola preta e branca (World Cup), aquela, bem tradicional, que todo mundo usa.

10) Festa ou noite do Ano Novo?

O emoji representa a noite de ano novo (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Tudo bem que Ano Novo lembra sempre festas e celebra??es, mas com certeza poucos sabiam que este emoji representa o Rev?illon (New Years Eve). Agora, voc? j? sabe que n?o a figura n?o serve apenas para desejar feliz anivers?rio a um amigo, mas nada impede de us?-la, claro. ?

11) Talheres ou Dia de A??o de Gra?as?

Os talheres representam o Dia de A??o de gra?a (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

Nem mesmo os talheres escaparam de ser emojis tem?ticos. Para quem pensava que este era um inofensivo par de garfo e faca, a figura foi pensada para representar o Dia de A??o de Gra?as (Thanksgiving), feriado celebrado com ora??es e festas em agradecimento aos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Recentemente, foi criado o emoji do peru, mais popular prato da data.

12) Trevo de quatro folhas ou?Dia de S?o Patr?cio?

Trevo ? usado para comemorar o Dia de S?o Patr?cio (Foto: Reprodu??o/Melissa Cruz)

H? alguns anos, o Dia de S?o Patr?cio (ou St Patrick's Day, em ingl?s) come?ou a ganhar reconhecimento no Brasil. Por?m, poucos poderiam imaginar que a figura do trevo foi realmente criada para representar a data, que comemora a chegada de S?o Patr?cio, um dos padroeiros da Irlanda.?

Apesar de ter sido pensado com essa inten??o, o s?mbolo do Dia de S?o Patr?cio ? um trevo de tr?s folhas (e n?o de quatro, como no emoji) refer?ncia ao modo como o santo falava da Sant?ssima Trindade.?

Confira todos os Emojis Tem?ticos na lista abaixo, do blog Emojipedia:

Emojis tem?ticos Unicode (Foto: Reprodu??o/Emojipedia)

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Comente no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo