O iPhone (iOS) permite controlar o acesso individual de cada aplicativo às suas informações e arquivos pessoais. Dados como a localização geográfica (GPS), fotos e vídeos da biblioteca, uso da câmera e do microfone podem ser facilmente bloqueados, impedindo que um app suspeito ou desconhecido obtenha essas informações.

Veja, no tutorial a seguir, como descobrir o que cada aplicativo instalado em seu iPhone tem acesso e como impedir que eles acessem a sua localização, fotos, microfone e câmera. Embora o passo a passo tenha sido focado no smartphone da Apple, as dicas também valem para donos de iPad e iPod touch, que também rodam o iOS.

Passo 1. Abra os "Ajustes" do iPhone e deslize a tela até localizar o aplicativo cujas permissões você deseja refazer.

Acesse as configurações do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, nas configurações de privacidade do aplicativo, você pode desativar individualmente o acesso aos seus contatos, microfone e câmera.

... ,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">

Configurando o acesso aos contatos, microfone e câmera (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "Localização" para configurar o acesso ao GPS do celular. Neste caso, você pode permitir que o aplicativo tenha acesso à sua localização sempre (inclusive quando ele não estiver sendo usado); apenas durante o uso do app; ou nunca. O mais recomendável é marcar a opção "Durante o Uso do App", até mesmo para reduzir o consumo de bateria.

Configurando o acesso à sua localização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em "Fotos", você pode escolher se quer dar permissão para o app ler e gravar suas imagens ou impedi-lo de acessar a sua biblioteca de fotos. Liberar a "Leitura e Gravação" dá ao software acesso total às suas imagens. Caso esteja em dúvida, o melhor é selecionar "Nunca" e, na sequência, checar se o programa continua funcionando mesmo sem a permissão.

Configurando o acesso às suas fotos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, em "Siri", é possível autorizar ou bloquear o acesso do aplicativo à assistente virtual do iPhone. Quando essa opção está ativa, ela lê as informações do app e também as utiliza para fins de inteligência artificial.

Configurando o acesso à Siri (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para revisar as configurações de privacidade dos seus aplicativos, especialmente os pouco conhecidos ou suspeitos.

Sistema Operacional: a segurança do iOS compensa a liberdade do Android? Usuários opinam no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo