A E3 2015, maior evento de games do mundo, n?o ? apenas para grandes lan?amentos e novidades do mercado. H? quem goste de curtir aqueles jogos da antiga. ? a? que entra o Videogame History Museum, um grande estande com consoles "velhos", acess?rios curiosos e sess?o livre de jogos cl?ssicos.

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

Assista ao v?deo abaixo com o "clima" do museu:

Mais de 30 anos de hist?ria

Sean Kelly e John Hardie, fundadores do museu, possuem mais de 30 anos de hist?ria dos games em seu acervo pessoal, que ? justamente o que est? exposto por l?. Eles revelaram que os objetos mais antigos podem ser os diversos modelos de Atari, posicionados em uma das redomas de vidro que protegem as preciosidades.

Apesar da enorme quantidade de artigos cl?ssicos, os dois participam da E3 h? ?apenas? 10 anos. ?Come?amos aqui por volta de 2005 e notamos o interesse do p?blico em tamb?m estar perto de consoles antigos. N?o ? todo mundo que joga e que nasceu com os games, por isso trazemos isso aqui para que todos possam conhecer o passado?, contou John.

Videogame History Museum ? itinerante (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Eles exibem com orgulho tamb?m cabines de fliperamas cl?ssicos, com modelagem original e com o material real dentro - e n?o apenas um tipo de emula??o ou console ligado em uma TV. ?Essa cabine de Mortal Kombat 2 estava parada em um bar abandonado?, disse Sean. ?Compramos e restauramos para o nosso museu e nosso acervo?, adicionou.

Acess?rios e itens raros

Al?m de consoles e fliperamas, o acervo do museu ? repleto de curiosidades, como controles inusitados, acess?rios rar?ssimos e at? mesmo jogos de tabuleiro antigos baseados em games nost?lgicos.

Alguns desses acess?rios envolvem chap?us com sensores de movimento, diretamente da d?cada de 80, al?m de tacos de baseball oficiais de certos games de esporte, que n?o tinham funcionalidade nenhuma dentro do jogo, mas que vinham acompanhados dos cartuchos em lojas.

T?tulos como Tron e Q*Bert possuem jogos de tabuleiro oficiais expostos no museu. A Senhora Pac-Man ? presen?a constante com pel?cias n?o t?o antigas, mas raras, al?m de revistas tem?ticas, ?lbum de figurinhas, cardgames e minijogos de m?o com personagens cl?ssicos.

O?Videogame History Museum re?ne acess?rios curiosos e sess?o livre de cl?ssicos (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)



Antigo versus Novo

De acordo com Sean Kelly e John Hardie, a ideia de trazer o museu dos videogames para a E3 n?o ? a de competir com os lan?amentos. A dupla acredita que d? para se divertir com qualquer t?tulo, apesar das prefer?ncias. ?Prefiro jogar um game que ? divertido, seja ele novo ou antigo?, disse Sean.

Ainda assim, os cl?ssicos s?o a prefer?ncia dos dois. ?Sabe, os jogos hoje em dia parecem prezar mais pelos gr?ficos. Temos games que n?o apresentam gr?ficos t?o bonitos, como Super Meat Boy ou Minecraft, mas que s?o muito divertidos?, contou John. Apesar de tudo, os dois mostram bom humor ao serem confrontados sobre a eterna batalha entre os novos t?tulos e os games mais nost?lgicos.

... bimg.com/HXkVwNNhl1ydyK2X2uMVD5rS6dM=/0x0:3455x2304/695x463/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/06/18/img_7788.jpg" alt="Criados do Museu de Videogame (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)" height="463" width="695" title="Criados do Museu de Videogame (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)">Sean Kelly e John Hardie, criadores do?Videogame History Museum (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

O Videogame History Museum ? uma ideia itinerante que a dupla teve. Ou seja, al?m da feira, o museu roda o pa?s inteiro para mostrar mais dos games antigos a novas gera??es. N?o h? planos para sair dos Estados Unidos, por enquanto, mas os dois sabem que h? iniciativas similares no Brasil. ?J? ouvimos falar de alguns, mas o nosso ? mais completo?, brincou John.

Quais s?o as suas apostas para a E3 2015??Opine no TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo