No comparativo est?o dois smarts intermedi?rios da Microsoft: o Lumia 730 e Lumia 830. Se voc? quer investir em um celular com Windows Phone, veja os pr?s e contras dos aparelhos para escolher o ideal para seu dia a dia. S?o analisados os quesitos design, desempenho, c?meras e mais. Confira mais detalhes dos celulares coloridos da Microsoft.

Testamos o Windows 10 Preview para smarts: veja o que muda no sistema

Lumia 730 ou 830, qual ? a melhor op??o (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Lumia 780

Para come?ar, os dois smarts oferecem op??es em cores vibrantes, para os usu?rios que querem sair do b?sico preto e branco, com vers?es em verde e laranja. No visual, ambos t?m design com bordas quadradas, e o Lumia 730 tem dimens?es de 134,7 x 68,5 x 8,7 mm, com peso de 130 g.

Lumia 730 ? mais compacto e leve (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

J? o Lumia 830 vem com 139,4 x 70,7 x 8,5 mm e peso de 150 g. Ele ? mais fino do que seu rival e tem tela um pouco maior. Ent?o, para quem est? procurando um celular mais compacto e leve para o dia a dia, o Lumia 780 sai ganhando.

Tela: Lumia 730

O Lumia 730 apresenta uma tela OLED de 4,7 polegadas com resolu??o HD de 1.280 x 720 pixels. O Lumia 830 tem um display maior, com 5 polegadas IPS LCD, e a mesma resolu??o HD. Por causa disso, a qualidade de reprodu??o do primeiro tem 316 ppi e do segundo 294 ppi, dando uma leve vantagem para o Lumia 730.

Lumia 830 apresenta tela HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Mesmo o ponto indo para o Lumia 730, no dia a dia, isso n?o far? muita diferencia no uso e os dois displays devem apresentar uma qualidade razo?vel de imagem. A tecnologia Gorilla Glass 3 est? presente nos dois modelos, o que protege contra arranh?es. Ent?o, depende do gosto do usu?rio por uma tela maior ou n?o.

Desempenho: Empate

Iniciando com o Lumia 730, o smart oferece um processador quad-core de 1,2 GHz em conjunto com uma mem?ria RAM de 1 GB. O rival Lumia 830 vem com o mesmo processador quad-core de 1,2 Ghz e tamb?m RAM de 1 GB. Uma diferen?a pode ser vista no espa?o de armazenamento interno, com 8 GB para o primeiro e 16 GB para ao segundo. No entanto, o 730 tem a vantagem de ter capacidade dual-chip, para usar duas operadoras.

Lumia 730 apresenta processador quad-core, semelhante com rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Caso precise de mais espa?o para guardar seus arquivos, ambos modelos podem ser incrementados com cart?o microSD de at? 128 GB. Os dois intermedi?rios apresentam um bom desempenho para tarefas b?sicas, como acesso ?s redes sociais e emails e registro de fotos, sem decepcionar usu?rios menos exigentes.

Sobre o sistema operacional, est?o em ambos a plataforma m?vel da Microsoft, Win

... dows Phone 8.1. Pelas configura??es bem semelhantes ? poss?vel considerar um empate neste quesito.

C?meras: Empate

O Lumia 730 foi lan?ado com o destaque de ser um celular para selfies. E isso se d? por causa da sua c?mera frontal grande-angular de 5 megapixels, que permite registrar fotos com todos os amigos inclu?dos na cena. Na lente frontal, no entanto, est?o apenas 6,7 megapixels Carl Zeiss, o que ? uma resolu??o bem fraca, em compara??o com seu rival. Ambas as c?meras filmam em Full HD (1080p)

Lumia 730 vem com c?mera para selfies (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O Lumia 830 vem com lente traseira melhor, de 10 megapixels Carl Zeiss, mas sai perdendo na frontal, com apenas 0,9 megapixels, o que ? uma resolu??o bem ruim, indicada apenas para videochamadas b?sicas. A traseira filma em Full HD (1080 p) e a frontal em HD (720p). Os dois smarts tem recursos de flash LED e auto-foco.

No total, o Lumia 730 tem o ponto forte na lente frontal e o Lumia 830 tem destaque na lente traseira. Ent?o tamb?m fica um empate, que depende do gosto do usu?rio em buscar um ?selfiephone? ou smart com c?mera principal mais potente.

Bateria: Empate

Mais um empate est? vindo pela frente: os dois smarts apresentam pot?ncia de bateria com 2200 mAh. E considerando que as configura??es internas e de tela s?o semelhantes, eles apresentam quase o mesmo tempo de dura??o com apenas uma carga, com cerca de 15 horas com o uso do 3G.

Lumia 830 tem bateria de 2200 mAh, igual seu rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Pre?o e disponibilidade: Lumia 730

O Lumia 730 leva vantagem quando o assunto ? pre?o: ele pode ser encontrado em lojas f?sicas e online a partir de R$ 539. Por outro lado, o Lumia 830 tem pre?o maior, a partir de R$ 896, mas tamb?m pode ser encontrado com facilidade online e em lojas nacionais.

Conclus?o: Lumia 730

Considerando que muitos dos quesitos s?o bem semelhantes entre os dois smarts, como processador, mem?ria RAM, sistema operacional e bateria, o Lumia 730 apresenta um melhor custo-benef?cio em rela??o ao seu rival. Isso acontece pelo pre?o bem menor perante um smart intermedi?rio equivalente.

Para os usu?rios que buscam um celular com uma tela um pouco maior, design mais fino e c?mera traseira com maior resolu??o, o Lumia 830 n?o deve decepcionar. No entanto, o vencedor desse comparativo ? o smart de selfies Lumia 730 dual-chip.

O que voc? acha que falta no Windows Phone? Comente no F?rum do TechTudo

o Lumia 730 ? a melhor op??o (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo