Uma pesquisa da Kaspersky Lab descobriu que o Brasil ? um dos locais que mais enviam spam em todo o mundo, mas ainda perde para gigantes como Estados Unidos e R?ssia, no topo do ranking. O pa?s ocupa o d?cimo lugar segundo a desenvolvedora de antiv?rus, que mediu a quantidade de e-mails indesejados enviados durante o primeiro semestre de 2015. Veja outra na??es vil?s no mundo do spam.

Brasil lidera em v?timas do 'v?rus do roteador' que muda endere?o de sites

Brasil ? um dos que mais enviam spam em todo o mundo (Foto: Reprodu??o/Kaspersky)

A lista ? encabe?ada pelos Estados Unidos, que s?o respons?veis por 14,58% de todo o spam do mundo. Em seguida est?o R?ssia (7,27%), Ucr?nia (5,65%), Vietn? (4,82%), China (4,51%), Alemanha (4,39%), Argentina (3,23%), Espanha (2,92%) e ?ndia (2,83%) . O Brasil, por sua vez, responde por 2,78% dos casos.

O pa?s que mais ? alvo de mensagens infectadas, por outro lado, ? a Inglaterra, respons?vel por 7,85% dos casos. O Brasil ocupa a segunda coloca??o, com 7,44%, enquanto os Estados Unidos, com 7,18%, est?o em terceiro lugar.

A Kaspersky tamb?m descobriu que as pr?ticas usadas para enviar spam t?m se modificado com o tempo, levando, inclusive, ao ressurgimento de m?todos que h? muito tempo n?o eram usados de forma expressiva. Uma destas formas s?o o envio de v?rus de macro, que s?o c?digos maliciosos escondidos em arquivos .doc ou .xls e executados quando abertos.

Spam est? reduzindo

Outra t?tica adotada pelos criminosos foi usar dom?nios do tipo .work e .science, liberados para uso em 2014. Este tipo de golpe envia um spam a partir de um site de um destes novos dom?nios, geralmente co

... m conte?do relacionado a ele para dar mais credibilidade.

A boa not?cia ? que o n?mero de mensagens enviadas no mundo todo t?m diminu?do com o tempo. A m?dia de spam no ?ltimo trimestre de 2014 foi de cerca de 65% do total de e-mails trocados no mundo, mas o ?ndice caiu em janeiro de 2015 para 61,86% e, em mar?o, ficou em 56,16%.

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis??Veja no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo