Em Raft, jogo de sobrevivência para PC (via Steam), cooperação e persistência são as palavras-chave para manter-se vivo meio do oceano, sem recursos e com apenas uma jangada. Mas existem dicas e macetes que podem te ajudar durante esta jornada contra tempestades e tubarões. O TechTudo preparou uma lista com elas, confira!

Cultive sua própria comida

A comida é um fator determinante para a sobrevivência em Raft. O personagem faminto fica desorientado e vai, aos poucos, perdendo vida. Por isso, não dependa apenas da pesca. Monte uma pequena plantação e cultive beterrabas e batatas que vem nos barris. A vantagem é que você receberá mais do que planta e terá uma fonte fixa de alimento.

Crie uma pequena plantação para ter comida em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Não tem material suficiente para construir um pedacinho de terra? Não se preocupe. Aquele sapato velho, que você acabou pescando sem querer, pode ser usado como vaso para plantar. Contudo, não esqueça que todos as plantas precisam de água potável do filtro para crescer.

Cuidado com as gaivotas

Onde há comida, há animais querendo roubar o pouco que você tem. As gaivotas são criaturas irritantes que vão tentar roubar pegar comida da plantação. Uma maneira de mantê-las longe é com um espantalho. Outra é usando uma lança de madeira. Caçar gaivotas exige um pouco mais de agilidade e atenção, mas você será recompensado com carne e penas.

... "placeholder-container" style="padding-bottom: 56.2589928058%;">

Um espantalho vai impedir que as gaivotas comam seus vegetais em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Purifique a água do mar

A água do mar não é própria para o consumo humano e a mesma regra vale em Raft. Reserve a primeira leva de material coletado para construir o filtro e um copo. Use o copo para pegar água salgada. Coloque-a no filtro e deixe o fogo fazer o seu trabalho. Quando terminar, encha o copo com o líquido potável e use o botão esquerdo do mouse para beber.

O filtro e o copo são essenciais para sobreviver em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A água purificada também serve para regar a plantação.

Construa uma vara de pesca

Inicialmente, a vara de pesca será a sua segunda fonte de comida. Com esta ferramenta você pode obter uma variedade de peixes, seja para consumo próprio ou para serem usados como isca de tubarão. Monte uma grelha para cozinhar os peixes. Comida crua alimenta muito pouco.

Com a vara de pesca você pode obter comida e fazer uma isca para o tubarão em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Assim como a maioria das ferramentas, a vara vai se desgastando com o tempo. Por isso, guarde um material de reserva para fazer outra.

Seja o caçador (e não a caça)

O tubarão não é apenas uma ameaça. Ele é a primeira frustração da sua jornada. Enquanto você tenta expandir o espaço para construir, o tubarão tentará destruir e, se possível, levará todas as estações que montou na jangada. Uma maneira de lidar com ele é fazendo uma lança de madeira. Quando o bicho atacar, fure-o quatro vezes para que ele volte para o mar.

Use a lança para afastar o tubarão e impedir que ele destrua sua jangada em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A isca de tubarão também é muito útil para mantê-lo ocupado - por algum tempo. Antes de explorar o mar ou ancorar em qualquer ilha, lembre-se de soltar uma isca no oceano.

Use uma rede para pegar itens

Pegar os itens que estão boiando no mar não é uma tarefa nada fácil. É preciso coordenação, precisão e um pouquinho de sorte. Então, para não perder o que está sendo levado pelo mar, construa uma rede. Qualquer material que passar pelo objeto ficará preso automaticamente.

Não consegue pegar todos os itens do mar? Então use uma rede de pesca (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Pesquise e explore o fundo do mar

Agora que você tem comida, água e o básico para seguir em frente, o próximo passo é explorar e transformar sua jangada em um pequeno barco. Monte uma mesa de pesquisa e use as plantas azuis encontradas no mar para desbloquear utilidades. Como, por exemplo, material de mergulho, objetos mais resistentes e ancoras para explorar o mar e outras ilhas.

Pesquise para desbloquear novos itens em Raft (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Qual o melhor game no estilo sandbox? Opine no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo