Espera-se que o Snapdragon 898 seja o próximo carro-chefe da Qualcomm e, de acordo com os últimos detalhes, podemos vê-lo sendo revelado muito antes do esperado. Por acaso, o Snapdragon Tech Summit começará em 30 de novembro e, se a história servir de indicação, poderemos ver o SoC de ponta anunciado na data mencionada.

Snapdragon 898 será produzido em massa no processo de próxima geração de 4nm da Samsung; Apresentará uma configuração de CPU Tri-Cluster assim como o Snapdragon 888

A Qualcomm anunciou que seu Snapdragon Tech Summit 2021 começará em 30 de novembro e terminará em 2 de dezembro. Assim como o Snapdragon 888, esperamos que o Snapdragon 898 seja revelado logo no primeiro dia do evento, mostrando as melhorias que o San Diego tem feito em termos de desempenho e eficiência de energia. Esperamos algumas mudanças porque, ao contrário do Snapdragon 888, o Snapdragon 898 será produzido em massa no processo de 4nm da Samsung .

Previsões anteriores mostram que o Snapdragon 898 oferecerá uma melhoria de desempenho de cerca de 20% , com os resultados mais recentes revelando que o próximo SoC da Qualcomm está mostrando ganhos promissores em testes single-core e multi-core . Além da óbvia estrela do show, podemos dar uma espiada na próxima geração de chipsets da Qualcomm que alimentarão os notebooks.

Acontece que a Qualcomm está trabalhando em um concorrente do Apple M1 , o que é realmente necessário neste momento porque a Apple está praticamente fugindo ao trazer chips poderosos e eficientes baseados em ARM para suas próprias máquinas portáteis. Mesmo que nada seja revelado durante o Snapdragon Tech Summit 2021, pelo menos saberemos que o próximo Exynos 2200 tem um concorrente, e será interessante ver como os dois SoCs se saem em uma infinidade de testes.

Chegando às especificações do Snapdragon 898, este silício provavelmente apresentará uma configuração de CPU tri-cluster  como seu antecessor e, com sorte, veremos o Cortex-X2 da ARM oferecer ganhos adequados contra o Cortex-X1. Melhorias no ISP e DSP também são esperadas, com a Qualcomm possivelmente introduzindo um novo coprocessador AI que determinará de forma inteligente quando aumentar a velocidade do clock e quando manter os núcleos ociosos para conservar a vida útil da bateria.

Estamos ansiosos para ver que tipo de melhorias chegarão para o Snapdragon 898. E você? Em seguida, compartilhe seus pensamentos nos comentários.