Na semana passada, Raja Koduri foi ao Twitter para explicar a intenção da Intel de descontinuar o foco no Intel Xe-HP e implementar essa tecnologia nas novas GPUs Intel Xe-HPG, um ecossistema mais novo e mais focado que eles têm um plano de crescimento de cinco anos. para desenvolvimentos em IA, jogos e tecnologia visual baseada em nuvem e maior otimização e desempenho. Isso foi surpreendente para um grande público devido à quantidade de tempo gasto discutindo o Intel Xe-HP publicamente.

Intel concentra seu Xe-HPG no segmento de GPU de jogos e nuvem visual / AI Inference após o cancelamento do Xe-HP

A GPU Xe-HP da Intel foi originalmente anunciada em meados de 2020, anunciada como uma "série de gráficos multi-tile projetada para data centers, com o objetivo principal de ser aceleradores de supercomputadores de mídia". A Intel chegou ao ponto de criar três ofertas separadas com "1 a 4 blocos". Ele agora ajudará a Intel a utilizar os Intel Xe-HPs para seus próprios servidores em nuvem internos.

Koduri continuou explicando que a GPU Xe-HP ajudaria a desenvolver o "ecossistema para a arquitetura da Ponte Vecchio". No que diz respeito às linhas de produtos, as linhas Xe-HPG substituirão o Xe-HP, adicionando a tecnologia "interferência AI e nuvem visual", que era a intenção original do Xe-HP.

Especula-se que, devido ao foco do Intel Xe-HPG na mídia em termos de análise, processamento, imersão e tecnologia em nuvem, como jogos em nuvem e gráficos em nuvem, a Intel está começando a competir com GeForce NOW, Google Stadia, ou Amazon Luna.

O que é interessante observar, no entanto, é o uso de servidores de conversão de mídia/provedores de conteúdo de vídeo. A Intel foi um dos maiores fornecedores de hardware para as últimas Olimpíadas Mundiais realizadas em Tóquio, Japão. Os servidores Xeon da Intel foram a principal utilização para ajudar a transmitir um vídeo HDR 8K 60fps inacreditável que foi transferido e implementado diretamente na nuvem para televisões em todos os lugares. Mesmo que um grande grupo de consumidores não tenha conseguido acessar a capacidade total de resolução do sinal, o fato de esta tecnologia estar agora disponível é a prova de que evoluímos mais uma vez para o que é possível.

Por fim, Koduri também discutiu que o Intel Xe-HPG está planejado para oferecer suporte a aplicativos de ponta, como o 3DS Max, estendendo seu Xe-HPG para as seções de estação de trabalho de ponta. Pode ser implícito em algum momento que a microarquitetura Xe-HPG estará acessível para até três mercados diferentes, assim como seus concorrentes NVIDIA e AMD com suas arquiteturas Ampere e RDNA2, respectivamente.