No início deste ano, a Blizzard mais uma vez cancelou uma BlizzCon presencial devido à pandemia de COVID-19 em andamento, mas prometeu que realizaria outro evento virtual da Blizzconline no início de 2022 . As coisas não correram bem para o estúdio desde então, com um processo explosivo de discriminação abalando o outrora respeitado desenvolvedor. Talvez sem surpresa, agora foi anunciado que a Blizzconline não acontecerá no início de 2022 como planejado anteriormente e, além disso, parece que todo o conceito da BlizzCon pode estar em fluxo.

Decidimos dar um passo para trás e fazer uma pausa no planejamento do evento BlizzConline anunciado anteriormente, agendado para o início do próximo ano. Esta foi uma decisão difícil para todos nós, mas é a certa. Qualquer evento da BlizzCon leva cada um de nós para acontecer, um esforço de toda a empresa, alimentado por nosso desejo de compartilhar o que criamos com a comunidade que tanto nos importa. Neste momento, sentimos que a energia necessária para fazer um show como este é melhor direcionada para apoiar nossas equipes e progredir no desenvolvimento de nossos jogos e experiências.

Além disso, também gostaríamos de repensar como seria um evento da BlizzCon do futuro. A primeira BlizzCon foi realizada há 16 anos, e muita coisa mudou desde então, principalmente as várias maneiras pelas quais jogadores e comunidades podem se unir e sentir que fazem parte de algo maior. Seja qual for a aparência do evento no futuro, também precisamos garantir que ele seja o mais seguro, acolhedor e inclusivo possível. Estamos comprometidos com a comunicação contínua com nossos jogadores e vemos a BlizzCon desempenhando um grande papel nesse futuro. Estamos entusiasmados com o que faremos com o evento quando o revisitarmos no futuro.

Honestamente, é meio difícil imaginar que algum dia voltaremos às entusiásticas fan fests da BlizzCon de outrora, especialmente considerando o fato de que vários dos supostos abusos da Blizzard aconteceram na BlizzCon . Então, sim, não espere outra BlizzCon tão cedo, mas a Blizzard ainda está prometendo atualizações sobre projetos como Overwatch 2 e Diablo IV ainda pendentes…

Mais uma coisa que gostaríamos de deixar claro: mesmo que não tenhamos a BlizzConline em fevereiro, ainda faremos anúncios e atualizações para nossos jogos. Estamos orgulhosos de nossas equipes e do progresso que fizeram em nossos jogos. Temos muitas novidades e lançamentos emocionantes para compartilhar com você. Você continuará ouvindo sobre isso por meio de nossos canais de franquia, com as pessoas talentosas da equipe da BlizzCon desempenhando um papel no apoio a esses esforços.

Para aqueles que não estão acompanhando,  o Departamento de Emprego Justo e Habitação da Califórnia (DFEH) entrou com uma ação contra a Activision Blizzard , alegando discriminação baseada em gênero e assédio sexual na editora de Call of Duty e World of Warcraft. A resposta oficial da Activision Blizzard ao processo  acusa o DFEH de descrições "distorcidas [...] e falsas" e insiste que a imagem pintada é "não é o local de trabalho da Blizzard de hoje". Uma carta aberta contestando a resposta oficial foi assinada por milhares de funcionários atuais e antigos da Acti-Blizz,  levando a uma paralisação dos trabalhadores . O CEO da Acti-Blizz, Bobby Kotick, acabaria se desculpando pela resposta inicial da empresa,  chamando-a de “surda para o tom”. Vários funcionários de alto escalão da Blizzard, incluindo  o ex-presidente J. Allen Brack  e  os líderes de equipe de Diablo IV e World of Warcraft renunciaram ou foram demitidos, levando a mudanças de nome para alguns personagens . A história chamou a atenção até mesmo do governo federal dos Estados Unidos, com a  Comissão de Valores Mobiliários (SEC) abrindo uma investigação "ampla" . Infelizmente, também estourou uma luta interna entre algumas das agências que investigam a Activision Blizzard, incluindo a  DFEH e a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC) dos EUA .

O que você acha? Vai perder a BlizzCon? Ou é hora de aposentar a instituição?