O Dia das Mães 2021 é celebrado pelo Google, neste domingo (9), com um Doodle em forma de cartão animado. A página inicial do buscador ganhou uma mensagem feita em stop-motion, que mostra as letras que formam o nome da empresa desenhadas em papel colorido com corações. Os usuários podem visualizar o desenho no computador e no celular, e compartilhar por e-mail ou redes sociais, para homenagear as mães. A imagem havia sido publicada por engano na semana passada.

A figura foi desenvolvida pela ilustradora Olivia When e está sendo exibida no Brasil e em países da América do Sul, América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, onde também se comemora a data hoje. No blog oficial dos Doodles, o Google publicou alguns takes da captura de imagens para a criação do stop-motion e alguns rascunhos do desenho inicial do projeto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No Twitter, o Google Brasil brincou com uma tradição brasileira e definiu o Doodle como “só uma lembrancinha” para celebrar o Dia das Mães. A companhia também pediu para que as pessoas comemorem a data respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19.

O Google também explicou como aconteceu a criação do Dia das Mães. “A data surgiu nos Estados Unidos, no comecinho do século XX. No entanto, alguns historiadores falam sobre a celebração da figura materna já na Grécia antiga. Anna Jarvis, filha da ativista social Ann Jarvis, foi a responsável por lutar pela instituição da data após a morte de sua mãe. Ann lutava contra a mortalidade infantil e pela melhora das condições sanitárias para mães e famílias”, explica o post.

Aqui no Brasil, a primeira comemoração do Dia das Mães ocorreu no Rio Grande do Sul, em maio de 1918. A data só foi oficializada, porém, em 5 de maio de 1932, no governo Getúlio Vargas. “A instituição da data no Brasil no segundo domingo de maio foi uma conquista do movimento feminista no país, que na época estava em crescimento”, afirma o Google.

Confusão com Doodle na data errada

No domingo passado (2), quando o Dia das Mães era comemorado em países como Portugal e Espanha, o Google chegou a publicar um Doodle na página do buscador aqui no Brasil. A ilustração era a mesma exibida no ano passado. Algumas horas depois, a empresa reconheceu a confusão e tirou o Doodle do ar, prometendo um novo desenho para hoje.

“Hoje, pelo começo da manhã, alguns usuários brasileiros encont

... raram nossa página principal com o tradicional Doodle de Dia das Mães. Pedimos desculpas, já que no Brasil, diferente de outros países, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Nosso time já corrigiu o problema e guardou a homenagem para o dia no qual a data é celebrada no país”, disse o Google no dia 2.

Com informações de Google e G1



>>> Veja o artigo completo no TechTudo