Limpar o mousepad com frequência é um passo importante passo para preservar a durabilidade do produto. Além disso, é uma boa prática de higiene, já que o item pode acumular bastante sujeira ao longo do tempo – e todo cuidado é pouco em época de pandemia do novo coronavírus. No geral, um mergulho em água quente já pode ser o suficiente, mas uma limpeza completa engloba o uso de sabão e água corrente.

Para os mousepads gamer com RGB, a limpeza deve ser feita de forma diferente, uma vez que o produto conta com componentes que podem ser danificados em contato com a água. O tutorial a seguir dá dicas de como executar a limpeza do seu mousepad sem causar danos ao produto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como limpar o mousepad comum

Antes de tudo, certifique-se de que não há nenhum tipo de componente elétrico no mousepad. Modelos RGB, com entradas microUSB ou USB, além de carregador portátil, precisam ser higienizados de outra maneira. O passo a passo a seguir vale apenas para acessórios comuns, que não têm qualquer tipo de conexão.

Passo 1. O primeiro passo é encher uma pia ou recipiente que caiba o mousepad com água morna, o que vai ajudar na limpeza. Em seguida, mergulhe o item na água

Passo 2. Despeje uma pequena quantidade de sabão neutro no mousepad para fazer a limpeza. É possível também misturar o sabão na água para que todo o tecido do tapete seja coberto;

Passo 3. Para retirar as manchas, gorduras e as sujeiras do tecido do mousepad utilize um esponja com a mistura de água com sabão. Esfregue completamente todas as regiões do item para que a limpeza seja executada;

Passo 4. Feita a limpeza com o sabão neutro e a esponja, enxágue o mousepad em água corrente. É possível também retirar os excessos do sabão ao deixar o dispositivo de molho em água limpa;

Passo 5. Retire o excesso de água do mousepad com o auxílio de toalhas de papel ou de tecido. Feito isso, basta deixá-lo secando em uma região com sombra para que a água evapore por completo. O período pode variar de acordo com o tamanho do mousepad.

Limpando modelos RGB ou com componentes elétricos

A limpeza dos modelos com RGB, oferecidos no Brasil por marcas como HyperX, Razer e Logitech, deve ser feita de outra maneira. Os usuários não podem mergulhar os dispositivos iluminados na água por conta dos seus componentes eletrônicos. Com isso, a limpeza deve ser feita com um tecido umedecido com água e sabão, sendo importante atentar para que o líquido não atinja as partes com fios no dispositivo.

Dicas e pontos de atenção

Caso o usuário opte por utilizar outros produtos na limpeza do mousepad, é necessário estar atento à comp

... osição para que o procedimento não comprometa o tecido. A higienização também pode ser feita na máquina de lavar: nesse caso, o aconselhado é utilizar água fria, sabão neutro e programar o aparelho em modo próprio para peças delicadas.

Com informações de Glorious e Steel Series

Como desamassar Mouse Pad? Tire suas dúvidas no fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo