O Dia do Trabalhador 2021, ou Dia do Trabalho, é o tema do Doodle exibido na página inicial do Google neste dia 1º no Brasil. A imagem substitui o tradicional nome da empresa por um desenho com seis profissionais diferentes realizando suas funções: um carteiro, trabalhadores da construção civil, um bombeiro, uma funcionária de supermercado, um agricultor e uma profissional da área da saúde.

Além do Brasil, o Doodle também está sendo exibido no México, em vários países da América do Sul, Europa, África e Ásia, tanto na versão do buscador para celular quanto para PC. O desenho pode ser compartilhado por e-mail ou pelas redes sociais e, ao ser clicado, leva o usuário a uma pesquisa sobre o “Dia do Trabalhador”.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google Brasil também publicou o Doodle no Twitter, destacando o Dia do Trabalhador como "uma data para celebrar diversas conquistas dos trabalhadores".

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador nasceu em 1886, após uma manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em que reivindicavam redução da jornada de trabalho. A passeata foi realizada no dia 1º de maio e milhares de pessoas foram às ruas. Três anos depois, outro protesto foi realizado na data com o mesmo objetivo, mas em Paris, na França. No ano seguinte, o senado francês acatou as solicitações e decretou o dia como feriado. Em seguida, outros países também adotaram a data como feriado nacional dedicado aos trabalhadores.

No Brasil, o 1º de maio é considerado feriado desde 1925, anos após uma Greve Geral realizada para reivindicar direitos trabalhistas. Até então, a data era marcada por passeatas e manifestações. Durante o governo de Getúlio Vargas, o dia foi transformado em um momento de celebração ao trabalhador, quando passou a ser comemorado com festas e desfiles. Também neste dia, em 1943, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Outro Doodle neste sábado

O Google publicou um Doodle diferente em alguns países neste sábado. Territórios como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Índia estão visualizando uma animação com as letras da palavra “Google” usando máscaras e

... mostrando seus curativos depois de terem recebido a vacina contra a Covid-19.

No blog oficial, a empresa publicou um comunicado com o título “Seja vacinado. Use máscaras. Salve vidas”, revelando que o Doodle incentiva as pessoas a tomarem o imunizante, pois os casos da doença continuam impactando pessoas em todo o mundo.

Com informações do Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo