O Xbox Series X/S, o Xbox One e os PCs ganham hoje um controle adaptativo. Chamado de Xbox Adaptive Controller, sua ideia é facilitar a inclusão e melhorar a jogatina de pessoas com mobilidade reduzida no universo dos games. A novidade foi anunciada pela Microsoft nesta terça-feira (20), durante uma conferência de imprensa. Confira, nas linhas a seguir, mais detalhes sobre o aparelho, como preço e funcionamento.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Xbox Adaptive Controller chega ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 999, após três anos de espera. Seu lançamento no mercado brasileiro faz parte da iniciativa Xbox Mais Brasil, iniciada em outubro do ano passado. Ele pode ser encontrado já nesta terça-feira em grandes varejistas, como as lojas Americanas e a Amazon.

Em um design muito mais comprido do que o do joystick usual da Microsoft, o Xbox Adaptive Controller funciona como um hub central, em que cada usuário fica livre para montar seu próprio set up de acordo com suas preferências de uso. Nele, há diversas entradas P2 em que podem ser conectados acessórios terceiros, como pedais e clickers. Além disso, é possível fixá-lo a superfícies para facilitar a jogatina.

Embora seja adaptável às necessidades e preferências de cada jogador, ele vem com um manual que explica suas funcionalidades e possibilidades. O Xbox Adaptive Controller também tem compatibilidade com todos os jogos e, de acordo com o que foi anunciado pela empresa durante a coletiva, será vendido a preço de custo – ou seja, sem gerar lucros à Microsoft.

O Xbox Adaptive Controller foi lançado originalmente nos Estados Unidos em 2018, onde é vendido atualmente por US$ 100. Seu valor alto aqui no Brasil se deve às taxas de importação e à cotação atual do dólar. Apesar disso, uma instituição parceira da Microsoft, a Ablegames, tem buscado firmar ações de inclusão com o governo federal. Para eles, a ideia é reduzir o preço atual do joystick reduzindo alíqu

... otas.

Vale dizer, por fim, que, no Brasil, o controle adaptativo da Microsoft deverá ser adquirido separadamente. Por isso, não será possível, pelo menos por enquanto, optar por esse joystick no lugar do usual na hora da compra.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo