O DualShock 4 é o controle sem fio oficial do PlayStation 4 (PS4), console lançado pela Sony em 2013. O acessório apresenta recursos que prometem melhorar a experiência durante os jogos, como o modo de vibração e o alto-falante próprio do controlador. O joystick pode ser encontrado na Amazon ou em outras varejistas por cerca de R$ 300.

Apesar de o PlayStation 5 (PS5) já ter sido lançado, muitos jogadores ainda possuem o console mais antigo. Pensando nisso, o TechTudo trouxe algumas dicas sobre o controle da Sony nas linhas a seguir.

1. Customizar botões

O DualShock 4 permite ao usuário customizar os botões e trocar as funções de acordo com a necessidade. A alteração pode ser feita diretamente pelo PS4 no menu de acessibilidade. No entanto, há um limite de modificações permitidas. O jogador não consegue, por exemplo, modificar dois botões para executarem a mesma atividade. Além disso, os botões de iniciar, o PS, o de compartilhamento e o touchpad não podem ter suas funções alteradas.

Para fazer a customização é necessário acessar o menu de configurações do PS4. Em seguida, selecione a opção "Acessibilidade". Escolha "Atribuições de botão". Depois, selecione "Ativar atribuições de botões personalizados" e "Personalizar atribuições de botão". Feito isso, basta selecionar qual botão deseja alterar e qual será a sua nova função. Para salvar, clique na opção "Confirmar".

2. Digitar com o sensor de movimento

Outra função interessante do DualShock 4 é a possiblidade de digitar textos utilizando o sensor de movimento do controle. A digitação por gestos pode ser um pouco mais rápida do que utilizar os botões direcionais. Com este modo de escrita basta subir e descer o controle, ou movê-lo para frente e para trás para que o movimento seja registrado na tela.

Para ativar este modo, basta apertar o botão R3, que é o joystick direito, em alguma caixa de digitação do PS4. O console vai abrir um tutorial rápido de como funciona a operação. Em seguida, será possível utilizar a escrita por gestos. Para sair da opção, basta apertar algum dos botões no D-Pad.

3. Prolongar a bateria

A bateria do DualShock 4 tem 1.000 mAh, o que promete entregar entre 5 e 6 horas de duração. No entanto, ter que recarregar o controle diversas vezes pode limitar a experiência e as horas de jogo. Porém, é possível realizar alguns ajustes para que a bateria dure mais.

O DualShock permite ativar o desligamento automático para que o controle desative após um tempo sem usá-lo. O usuário também pode alterar o brilho da barra de luz. Além disso, ainda é possível reduzir o volume do alto-falante e desligar o modo de vibração para poupar energia.

4. Trocar de aplicativo

No PlayStation 4 é possível executar dois aplicativos ao mesmo tempo. O jogador pode seguir um tutorial e executar um jogo, por exemplo. Para alternar entre as telas, basta apertar o botão PS duas vezes. O percurso do jogo não é perdido ao retornar.

5. Ajustar volume

Os jogadores também podem ajustar o volume do alto-falante do DualShock 4. Para alterar, basta acessar o menu ao pressionar o botão PS. Em seguida, selecionar “Ajustar som e dispositivos". Depois, basta ir até a opção “Controle de volume (alto-falante para o controlador)”

... e fazer os ajustes desejados.

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo