O Facebook e o Instagram estiveram fora do ar para alguns usuários na noite desta quinta-feira (8). As duas redes sociais do Facebook apresentavam mensagens de erro ao tentar atualizar o feed, de acordo com relatos no Twitter. O TechTudo conseguiu reproduzir o erro em celulares Android e iPhone (iOS) e na versão web das redes.

(Atualização: por volta das 18h46, o TechTudo já conseguiu utilizar as duas redes sociais normalmente)

No caso do Instagram, ao tentar visualizar as últimas publicações, o app mostrava a mensagem "Não foi possível atualizar o feed". No Facebook, era exibido o texto "Ocorreu um erro". Procurada pelo TechTudo, a assessoria do Facebook no Brasil atribuiu o problema nos serviços da empresa a uma mudança de configuração — veja o posicionamento completo abaixo.

"Hoje mais cedo uma mudança de configuração fez com que os serviços do Facebook ficassem indisponíveis para algumas pessoas. Rapidamente investigamos e corrigimos o problema. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente"

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A instabilidade também afetou as versões do Facebook e do Instagram para PC. No caso do Facebook, a rede social mostrou a mensagem "Sorry, something went wrong" ("desculpe, algo deu errado", em tradução livre).

O Google Trends, plataforma que monitora buscas na Internet, registrou um aumento no interesse por "Facebook e Instagram fora do ar". Também foram registrados picos de busca para termos como "Facebook fora do ar", "Facebook caiu hoje", "instabilidade Facebook", "Instagram fora do ar hoje" e "Face e Instagram fora do ar".

O Downdetector, site que monitora o status de plataformas digitais, registrou um pico com mais de 10,5 mil reclamações sobre o Instagram fora do ar às 18h40. O Facebook teve pico às 18h30 com mais de 8,5 mil questionamentos.

...

Confira, a seguir, alguns relatos de usuários do Twitter sobre as falhas no Facebook e no Instagram.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

'Não consigo entrar no Instagram': o que fazer? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo