Minecraft tem um grande mundo de blocos para ser explorado, e uma das mecânicas que facilitam a jornada do jogador é o sistema de coordenadas. Estes números simples, que indicam o X, Y e Z do usuário, podem marcar qualquer localidade no universo do game. Com algumas ideias criativas, eles devem ajudar a realizar muitas tarefas úteis. Confira, no guia a seguir, como ver as coordenadas e quais são seus diferentes usos em Minecraft, disponível para Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch, PC e em versão mobile para Android e iPhone (iOS).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para entender como funcionam as coordenadas em Minecraft, basta imaginar que há um valor numérico para cada uma das direções em que o jogador se movimenta. Ao andar para esquerda ou direita, a coordenada X aumenta ou diminui. Do mesmo modo, ao andar para frente ou para trás, isso acontece com a coordenada Z.

A coordenada Y, por sua vez, marca a altura em que você está. Portanto, quanto mais cavar e se enterrar nas cavernas, por exemplo, menor será o seu Y, e quanto mais alto erguer suas construções e torres, maior será o Y.

Como ativar as coordenadas em Minecraft

Ligar as coordenadas é uma tarefa extremamente fácil em Minecraft. Basta pausar o jogo, entrar no menu "Opções" e, na seção "Jogo", ligar a pequena chave que diz "Mostrar coordenadas". Elas serão mostradas no canto superior esquerdo da tela, sempre na ordem "X, Y, Z", e indicarão a posição atual do seu personagem.

Anotar coordenadas de bases

Anotar coordenadas de pontos de interesse pode ser uma ótima forma para se guiar pelo mundo de Minecraft. Quando erguer uma base, anote as coordenadas de sua localização em algum lugar, para encontrá-la facilmente de novo após morrer ou se aventurar para muito longe. Esta é uma forma fácil de se reencontrar antes construir uma Bússola.

Onde minerar por Diamantes

Um fato bastante conhecido de Minecraft é que Diamantes são encontrados em altas profundidades no jogo. O melhor ponto para isso, segundo dicas do próprio game, é na coordenada Y: 12 e nos seus arredores. O único problema é que, nesta coordenada, há muita Lava, então vale a pena levar Baldes de Água para transformar os perigosos blocos em Obsidiana e evitar de perder seus Diamantes e itens.

Espionar no modo Criativo

Um truque bastante útil para jogadores que

... querem conhecer melhor seu próprio mundo no modo Sobrevivência em Minecraft é criar uma cópia dele no modo Criativo. Dessa forma, é possível facilmente visitar terras distantes ou investigar o subterrâneo a fundo, apenas para anotar as coordenadas dos pontos mais interessantes do mapa. Depois, leve esse conhecimento de volta para seu mundo no modo Sobrevivência e explore bastante.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo