Quem acha que todo forno micro-ondas é igual, com o trabalho de esquentar e descongelar alimentos, está muito enganado. As fabricantes têm implementado cada vez mais diferentes funções e novas tecnologias nesse eletrodoméstico. O Shoptime explica um pouco sobre os mais modernos micro-ondas a seguir.

As inovações em micro-ondas começam pela tecnologia de aquecimento e cozimento. Os aparelhos mais modernos possuem controle mais preciso da potência e da temperatura, para que o preparo das receitas seja realizado sem percalços e, muitas vezes, mais rapidamente do que em fornos antigos.

Da mesma forma, nada de pratos quentes na borda e frios no centro. Os equipamentos mais novos contam com performance otimizada para que os alimentos sejam aquecidos ou descongelados por igual, independente da posição no recipiente e no interior do forno.

Há ainda os micro-ondas que combinam as funções de esquentar e descongelar com grill, quase que substituindo por completo os fornos elétricos ou a gás, para quem possui pouco espaço na cozinha.

Falando em descongelamento, muitos modelos trazem a função não somente dividida por peso, mas também por tipo de alimento: carne, frango, peixe e outros. O processo é mais eficiente, gastando menos tempo e também menos energia elétrica.

Tudo isso é possível em razão de novas tecnologias no motor e na emissão das micro-ondas, e ainda nas inovações em design e no tipo de revestimento.

As fabricantes passam a utilizar novos materiais e projetos internos que fazem a reflexão e distribuição das micro-ondas de forma mais eficaz, por todo o forno, alcançando mais pontos do prato e dos alimentos ao mesmo tempo.

Além disso, novos tipos de revestimento também têm foco na facilidade da limpeza, em não manter odores, em ação antibacteriana e na manutenção do aparelho.

Fornos inteligentes

A última inovação nos micro-ondas são os aparelhos smart ou inteligentes, com conectividade com internet e outros dispositivos da casa, comando por voz e via assistente virtual, como Google Assistente.

Por meio dos assistentes ou de aplicativo para celular, será possível controlar todas as funções do aparelho de forma remota, programando ou ativando o micro-ondas. Ou seja, você poderá acompanhar o descongelamento de um alimento à distância, para que ele esteja pronto para o preparo quando você chegar em casa.

A aplicação de recursos de inteligência artificial pode definir com mais precisão o tempo de preparo e acompanhar o cozimento ou descongelamento, inclusive, parando a operação quando os alimentos já estiverem prontos para o consumo ou o preparo final, sem passar do ponto desejado.

Além disso, dispositivos smart contam com recursos avançados para funcionarem com maior eficiência e menor gasto de energia, além de funções de segurança.

Procurando por um novo micro-ondas? Vis

... ite o Shoptime para conhecer dezenas de modelos e tudo mais que sua casa precisa.

E já começou o Aniversário Shoptime. Todos os dias, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar o status da sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo