Quem gosta de jogos de corrida, pode ficar animado: 2021 e 2022 prometem a chegada de vários novos títulos do gênero. Clássicos como Forza Motorsport, Gran Turismo 7 e F1 2021 são alguns dos games previstos para este ano, e que devem tirar proveito de todo o poder gráfico oferecido pela nova geração de consoles, Xbox Series X/S e PlayStation 5 (PS5). Resoluções em 4K, com taxas de quadro a 60 FPS e cenários mais envolventes serão grande destaque nesses lançamentos. Conheça, na lista a seguir, sete jogos de corrida com gráficos caprichados previstos para chegar ao mercado até o ano que vem.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Forza Motorsport

Em julho de 2020, a Microsoft liberou um trailer do novo Forza Motorsport, que, embora não tenha data de lançamento confirmada, pode chegar ainda em 2021. Previsto para Xbox Series S/X e PCs, o game promete uma jogabilidade mais afinada à simulação típica da série, com centenas de carros repletos de detalhes, além de circuitos reais e fictícios ao redor de todo o globo. Sem numeração no título, o jogo seria a continuação da franquia, que lançou seu último título em 2017, com Forza Motorsport 7.

Em termos de qualidade gráfica, o trailer exibe gráficos em resolução 4K e taxa de quadros de 60 FPS. Essas configurações devem ser aplicadas tanto no Series X, quanto em PCs mais poderosos. As imagens liberadas pela Microsoft também brincam bastante com efeitos de iluminação e reflexo, sugerindo uso pesado de técnicas de Ray Tracing para acentuar o aspecto realista dos gráficos, uma das marcas registradas da série.

2. F1 2021

Há uma boa dose de expectativa em torno de F1 2021. Isso porque o título será o primeiro da série desenvolvido para tirar proveito do hardware potente do PlayStation 5 e dos novos Xbox. Podem ser esperados gráficos ainda mais caprichados, com possibilidade de 4K a 60 FPS nas duas plataformas, além do potencial uso do Ray Tracing. Outro avanço técnico aguardado são carregamentos mais rápidos, que, vale dizer, são um dos pontos fracos dos recentes jogos oficiais da Fórmula 1.

Além disso, a Codemasters, produtora responsável pela série, tem o costume de oferecer novidades a cada lançamento. Em F1 2020, por exemplo, o modo MyTeam foi lançado, oferecendo diversos elementos de estratégia ao game. Para 2021, alguns aprimoramentos na modalidade são aguardados. Outra incógnita, vale dizer, fica com as adições das mudanças de calendário provocadas pela pandemia, com pistas como Imola e Portimão aparecendo pela primeira vez na série. F1 2021 deve chegar entre julho e julho, caso seus desenvolvedores repitam as datas dos últimos anos.

3. MotoGP 21

MotoGP 21 é o jogo oficial do campeonato MotoGP e promete ser o primeiro da franquia desenvolvido para aproveitar todos os recursos e tecnologias disponíveis no hardware dos consoles next-gen. Com lançamento confirmado para 22 de abril, o game oferecerá resolução 4K dinâmica e taxa de quadros a 60 FPS nas novas plataformas.

Os trailers disponíveis mostram gráficos que exibem realismo e fluidez, com animações de alta qualidade no comportamento do piloto sobre a moto. A desenvolvedora do jogo, Milestone, promete iluminação, sombras e efeitos em geral mais ambiciosos nos novos consoles e nos PCs, representando um grande salto em relação ao MotoGP 20. Além das versões para os novos consoles, MotoGP 21 chegará para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PCs e Nintendo Switch.

4. Dangerous Driving 2

Dangerous Driving 2, game que é sequência do elogiado Dangerous Driving, estava pr

... evisto para lançar em 2020. Com a pandemia, no entanto, acabou tendo seu lançamento adiado. Com foco menos em realismo e mais em ação, o título é um arcade de corrida, em que os gráficos impressionam pela representação de danos provocados por batidas em alta velocidade.

Impactos, partículas e deformação dos veículos devem ser o grande destaque da apresentação gráfica de Dangerous Driving 2, que deixa de lado o ultrarrealismo de modelos e circuitos. Assim como Burnout Paradise, outro jogo da desenvolvedora, Dangerous Driving 2 terá um mundo aberto dinâmico, repleto de eventos e desafios à espera dos jogadores. Até o momento, não é sabido se o game ganhará versão para a nova geração de consoles, e não há, ainda, uma data confirmada para o lançamento.

5. Test Drive Unlimited: Solar Crown

Ainda não sabemos muito sobre o novo Test Drive. Até agora, foi divulgado apenas breve teaser do jogo, que aparenta ter gráficos realistas. É possível, no entanto, que o título seja lançado ainda em 2021. Vale lembrar que, com seu lançamento de 2006, o antigo Test Drive Unlimited, a franquia foi responsável por implementar a jogabilidade em mundo aberto que, posteriormente, criou o nicho bastante explorado por Forza Horizon. Bastante aguardado, o novo game da série tem tudo para fazer algum impacto.

Entre as promessas feitas para Test Drive Unlimited: Solar Crown, está a intenção de recriar um mapa de uma grande ilha em escala, representando distâncias e dimensões reais. Além da localização robusta, o teaser do jogo explora modelos de carros em detalhes, indicando a mescla entre gráficos realistas e gameplay acessível dos títulos da série.

6. Gran Turismo 7

Inicialmente previsto para 2021, Gran Turismo 7 teve seu adiamento confirmado e não deve chegar ao mercado antes de 2022. O novo game da histórica franquia da Sony apareceu bastante em trailers, que mostraram a obsessiva perseguição por gráficos realistas, que já é uma marca da série. Em GT7, os jogadores podem esperar resolução em 4K, com suporte a até 120 FPS no PS5.

Nos trailers divulgados até o momento, é possível ver alguns dos pontos em que a Poliphony Digital, desenvolvedora responsável pela série, vem trabalhando. Além das técnicas de iluminação e reflexos usando Ray Tracing, os trailers mostram circuitos mais realistas, com ambientação e entorno muito mais detalhado e cheio de vida. Outra expectativa para título é uma possível implementação de alta qualidade de gráficos em HDR, repetindo o que foi feito em Gran Turismo Sport.

7. GTR:3

GTR:3 é a sequência da famosa série de simulação desenvolvida pela SimBim. Com apelo de simulação para rivalizar com jogos como Assetto Corsa Competizione, o título também deve caprichar em seus gráficos. Nas imagens disponibilizadas por seus desenvolvedores, são mostrados modelos detalhados, circuitos realistas e mecânicas de passagem do tempo dinâmica, que incluem provas de longa duração à noite.

Houve, entretanto, algum silêncio por parte dos desenvolvedores em todo o ano de 2020 – o que, somado ao histórico da produtora, inspira alguma desconfiança sobre potencial lançamento de GTR:3. De todos os jogos sem data confirmada da lista, este é talvez o mais distante – senão, improvável – de todos.

Com informações de Goodwood FOS, The Heavy e Xbox

Qual seu game de esporte preferido? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo