O Instagram parou de funcionar e está fora do ar na manhã desta terça-feira (30). Segundo relatos na Internet, o aplicativo não abre e exibe a mensagem o "Instagram apresenta falhas continuamente". Em alguns casos, também está fechando sozinho. O TechTudo testou a rede social em um Android e conseguiu acessar as funções do app normalmente.

De acordo com o Down Detector, serviço que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, a falha começou às 10h (horário de Brasília). Até o momento, a plataforma registrou mais de 750 reclamações sobre os problemas no aplicativo. Entramos em contato com a assessoria do Instagram no Brasil e estamos aguardando a resposta da equipe.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A instabilidade chamou a atenção dos usuários da rede social. No Google Trends, serviço que monitora as principais pesquisas do buscador do Google, o nome da rede social está associado a buscas como "Instagram apresenta falhas hoje", "Instagram falhando" e "Instagram com problemas hoje" apenas na última hora. Além disso, "bug no Instagram" e "Instagram dando erro" também aparecem nas buscas relacionadas.

No Twitter, usuários contam que acreditaram que o erro estaria sendo causado pelo próprio aparelho, mas a quantidade de reclamações indica se tratar de uma falha geral. Confira, a seguir, alguns relatos da rede social.

O que fazer quando o Instagram não abre?

Apesar de se tratar um erro geral no sistema, é possível tentar algumas soluções para recuperar o acesso ao Instagram. Um dos caminhos é limpar o cache do aplicativo, o que pode ser feito nas configurações do celular, na seção de "Armazenamento". Outra opção é desinstalar e reinstalar o Instagram na loja de aplicativos, ou ainda atualizá-lo caso não esteja na sua versão mais recente. No entanto, não há garantia de que as dicas podem funcionar,

... visto que não se trata de um erro pontual. O melhor a se fazer é aguardar o posicionamento do Instagram.

Veja também: Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

'Não consigo entrar no Instagram': o que fazer? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo