A escolha da memória RAM é muito importante na hora de montar ou turbinar um computador. Normalmente, três tipos de componentes são encontrados no mercado: DDR, DDR2 e DDR3. Essas são memórias que permitem que dois dados sejam transferidos em um mesmo ciclo, tornando todo o processo mais rápido. Antes da compra, é importante saber se a memória é compatível com a placa mãe, para que a máxima potência dê efetivamente mais rapidez para a máquina. O TechTudo selecionou dicas especiais para você aprender a verificar essa compatibilidade e não errar.

Entenda a importância

O desempenho da memória RAM é medido pela sua frequência. Quanto maior o número, como 1600MHz, por exemplo, melhor seu desempenho. Porém, se a frequência da placa-mãe for menor, o sistema inteiro estará trabalhando com menor qualidade. A incompatibilidade pode ocorrer, também, em modelos de memória RAM.

A diferença entre as três versões nada mais é do que a evolução do mesmo sistema. Se um componente DDR for instalado em um módulo DDR3, por exemplo, ele não terá comunicação, deixando de funcionar.

Dicas

O problema é como saber qual a sua placa-mãe e memória RAM. A frequência, um dos principais pontos a serem observados, sempre vem indicada no pente da memória RAM, normalmente em uma ‘etiqueta’ que também tem o logo do fabricante. Além disso, existem softwares que ‘lêem’ seu computador para saber qual a placa-mãe e a memória RAM.

Caso ainda tenha dúvidas de quais componentes combinar, os manuais de instruções das placas-mães trazem quais os tipos de memória RAM que são compatíveis. Se você não tem mais o seu manual, ele é facilmente encontrado nos sites dos fabricantes.

Após entender quais os modelos de memória que podem ter melhor desempenho no seu computador, uma nova dúvida pode surgir. É melhor comprar um pente de 8Gb ou dois de 4Gb, por exemplo? Por mais que a conta pareça igual, não é. Isso porque a maior parte das placas-mãe vendidas no mercado possuem a tecnologia Dual Ch

... annel.

Ou seja, pares de memória (mesmo tamanho, frequência e temporização) trazem um novo caminho para a troca de dados, chegando a somar o dobro de velocidade de comunicação entre memória e placa-mãe.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo