A atualização 1803 do Windows 10, também conhecida como Spring Creators Update, está programada para ser lançada em 10 de abril, na primavera do Hemisfério Norte, como indica o nome em inglês. O sistema operacional da Microsoft ganhará alguns recursos inéditos em todas as gerações, como a nova “Timeline”, que muda a forma como o SO gerencia as suas janelas, apresentando um histórico dos programas abertos anteriormente.

O Spring Creators Update será a versão final mais recente do Windows 10 e, como tal, chegará de forma gratuita no PC de todos os usuários que têm o sistema oficial e atualizado. Assim como as edições anteriores, ele deverá ser lançado em etapas, aparecendo aos poucos, até que todos os usuários sejam contemplados, para não sobrecarregar os servidores. Veja a seguir as novidades que devem chegar ao computador e como receber a atualização do sistema antes de todo mundo.

1. Compartilhamento por Bluetooth

Com a atualização Spring Creators Update, o Windows 10 ganhará um novo recurso para compartilhar arquivos por proximidade, parecido com o AirDrop da Apple. Neste caso, a função é ativada apenas com outros aparelhos com Windows e Bluetooth que estejam no mesmo ambiente, e não precisa de acesso a Internet e nem a rede Wi-Fi para funcionar.

2. Novo recurso Timeline

Novo recurso "Timeline" será lançado junto com o Spring Update (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Timeline, ou �

... �linha do tempo”, em tradução livre, é um recurso que adiciona um novo elemento ao já tradicional gerenciamento de janelas do Windows. Agora, será possível visualizar os programas que estavam abertos antes, no mesmo dia ou até anterior a isso. Assim, será possível abri-los novamente e continuar de onde parou sem precisar procurá-los no menu “Todos os aplicativos” outra vez.

O mais revolucionário desta ferramenta é que ela não se limitará apenas ao Windows, estará presente também nos aplicativos da Microsoft para celular Android e iPhone (iOS). Se você tiver acessado uma página no Edge para Windows, poderá continuar sua leitura no Edge do iOS, por exemplo. Da mesma forma, se começou a redigir um documento em um app da Microsoft no smartphone, poderá também continuar a sua edição no Windows.

3. Novidades na Cortana

Cortana terá suas sugestões melhoradas (Foto: Divulgação/Microsoft)

A assistente de inteligência artificial da Microsoft receberá algumas mudanças significativas em sua interface com o usuário. Com o Spring Creators Update, a Cortana perderá as dicas proativas para notícias e clima e ganhará sugestões para o usuário saber o que pode ser feito com a IA e ideias de atividades que ele pode continuar com o recurso Timeline.

A Cortana também ganhará uma nova função chamada “Coleções”, que permitirá ao usuário fazer listas com itens que serão sincronizados com todos os aparelhos que possuem o software instalado. Não ficou claro, porém, como esta ferramenta funcionará na prática e que tipo de coisa poderá ser “colecionada”. O blog Neowin afirma que funcionará como uma espécie de “Pinterest da Microsoft”.

4. Mudanças no aspecto visual

O Fluent Design do Windows 10 ganha a aparência de acrílico (Foto: Divulgação/Microsoft)

A chegada do Spring Creators Update também trará mais novidades para o “Fluent Design”, conceito visual da Microsoft que está presente no Windows 10 desde o ano passado, com o lançamento do Fall Creators Update, e que também integra outras plataformas da empresa como o Xbox.

Com a chegada desta atualização, o Windows 10 poderá ganhar mais movimento e fluidez no seu design, além de trabalhar mais com conceitos de luz e profundidade. Na prática, o mais perceptível será esse tom de acrílico que os menus ganharão com a nova transparência, como indica a imagem acima.

5. Diversos ajustes para o Microsoft Edge

Edge ganhou mais opções para o Modo Leitura (Foto: Divulgação/Microsoft)

Para o usuário final, o navegador Microsoft Edge ganhará um recurso que está consolidado há muito tempo no Google Chrome: o preenchimento automático de formulário online, basta que estas informações estejam vinculadas à sua conta da Microsoft.

Além disso, o Edge ganhará melhorias nas aplicações de leitura de eBooks e PDF, como um novo botão dedicado para acionar a tela cheia. Houve também reformulação de seu design para aproveitar melhor os aspectos visuais do padrão “Fluent”. Ainda sobre a aparência, o Modo "Dark" do browser ficou ainda mais escuro, com a mudança da cor cinza para o preto.

O Edge também receberá ajustes no Modo Privado, ferramenta para desativar o áudio das abas e um novo recurso que ajudará o usuário a aprender mais sobre o seu idioma nativo no Modo Leitura, dividindo a palavras em sílabas ou destacando substantivos quando ativado, entre outras funções. Não há a confirmação de que o recurso estará disponível em português.

6. Mais transparência com a privacidade do usuário

A Microsoft vai implementar no Windows 10 uma nova ferramenta chamada "Diagnostics Data Viewer", que promete indicar exatamente que tipo de dados o usuário está compartilhando com a empresa. Deste modo, a Gigante de Redmond pretende estabelecer uma transparência maior com o usuário sobre como são transmitidas as suas informações pessoais.

Como antecipar a atualização?

Programa Windows Insider da Microsoft (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Se você mal pode esperar pela atualização, é possível apressar o Spring Update do Windows 10 antes de todo mundo. Para isto, é necessário fazer parte do programa Windows Insider.

Neste caso, clique no botão Iniciar e acesse o ícone “Configurações”, aquele com o desenho de uma engrenagem. Em seguida, escolha a opção “Atualização & Segurança” e clique na última aba da janela que abrirá, em que estará escrito “Programa Windows Insider”.

Na sequência, você deverá clicar no botão Iniciar. É bem provável que o Windows 10 peça para atualizar alguns drivers e aplicativos. Para isto, clique no botão “Corrigir-me” que vai aparecer e espere por todo o processo, até o sistema reiniciar.

Como ativar o usuário administrador no Windows 10? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo