Há 35 anos, o jogo The Legend of Zelda era oficialmente lançado para NES. De lá para cá, já são quase 20 títulos criados, com games que marcaram a história dos consoles da Nintendo, como o Super Nintendo (SNES), Game Boy Advance e o Wii. A narrativa gira em torno da história de Link, um herói que possui relação próxima com a princesa Zelda e é responsável por proteger o reino de Hyrule e a Triforce, uma relíquia deixada pelas deusas criadoras do reino.

A franquia, assim como Super Mario, Donkey Kong, Pikimin e outros grandes sucessos da Nintendo, foi criada por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, e figura entre os jogos de maior sucesso da história, em números de vendas e notas em avaliações. Confira a seguir uma lista com os cinco maiores sucessos de vendas da franquia que há gerações ganha o coração dos fãs de videogame.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

The Legend Of Zelda

Com uma narrativa simples mas bastante atrativa, The Legend of Zelda mostra a aventura do jovem Link em busca dos fragmentos da Triforce da Sabedoria, escondidos pela princesa Zelda em masmorras secretas ao redor da terra. Além de coletar os itens, os objetivos do nosso herói não fogem do grande clichê dos games clássicos: salvar a princesa Zelda e derrotar o grande vilão Ganon.

Originalmente lançado para NES, o título recebeu adaptações para Game Cube e Game Boy, além de estar disponível no Virtual Console no Wii, Wii U e 3DS. Também é possível jogar o primeiro lançamento da saga no Nintendo Switch, já que ele é um dos 30 jogos do NES Classic Edition, disponível por meio da assinatura do Nintendo Switch Online.

Sucesso comercial e de crítica, The Legend of Zelda não somente é o primeiro jogo da franquia como também carrega o nome da mesma. O jogo, lançado em 1986, se tornou um clássico atemporal, e somando as várias versões do RPG foram mais de 6,5 milhões de cópias vendidas, tornando o game personagem constantemente entre as listas de melhores jogos de todos os tempos.

The Legend Of Zelda: A Link to the Past

Figurando entre os melhores desempenhos de vendas da franquia The Legend Of Zelda, A Link to the Past ultrapassou a marca de 4,6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O jogo, lançado em 1991, faz parte de uma linha do tempo específica, na qual Link foi derrotado por Ganon e, por isso, a narrativa do game se passa antes do espaço temporal retratado no jogo original.

Diferente de seus antecessores, o terceiro título do jogo clássico da Nintendo não foi lançado para NES, mas teve a sua versão original destinada ao Super Nintendo. O jogo ainda foi disponibilizado para Game Boy e Virtual Console (Wii e Wii U), além de fazer parte da biblioteca do Nintendo Switch Online.

The Legend Of Zelda: Ocarina of Time

Detentor de uma série de prêmios e indicações, Ocarina of Time se destaca de forma incontestável. Isso porque ele apresenta excelentes avaliações em agregadores de críticas, incluindo a melhor avaliação já publicada no Metacritic, atingindo a nota 99 de 100.

O jogo, lançado em 1998 para o Nintendo 64, possui jogabilidade simples que passeia entre batalhas em terceira-pessoa e exploração do mapa para a realização de tarefas secundárias. Além disso, o título apresenta uma narrativa diretamente ligada à sua trilha sonora, utilizando a sonorização como forma de intensificar os momentos de ação e evidenciar o clímax do game.

Um dos pontos altos do jogo está no elemento que nomeia o título: a Ocarina do Tempo, presente dado à Link pela Princesa Zelda. Ao longo do jogo, o protagonista aprende doze

... melodias tocadas na ocarina, e é a partir delas que o nosso herói consegue solucionar puzzles e viajar entre locais chaves visitados previamente no jogo. Graças ao sucesso do jogo, a popularidade do instrumento de sopro cresceu exponencialmente, tornando-o objeto de desejo para os fãs da série.

Mesmo com o enredo simples e bastante semelhante aos clássicos títulos de RPG, Ocarina of Time foi um grande sucesso de vendas e bateu a comercialização de 7,6 milhões de cópias. Embora produzido originalmente para Nintendo 64, o game também apresenta versões para GameCube e Virtual Console, podendo ser jogado no Wii e no Wii U, além de uma remasterização para Nintendo 3DS.

The Legend Of Zelda: Twilight Princess

Dentre os quase 20 jogos da franquia The Legend Of Zelda, alguns dos títulos mais recentes também fizeram e ainda fazem muito sucesso entre os fãs da marca, como é o caso do lançamento de 2006, Twilight Princess.

Mesmo seguindo a lógica da tradicional narrativa do herói, o enredo foge do esperado. Nele, Link é preso e transformado em um lobo. A personagem principal vai salvar seus amigos e o povo de Ordon com a ajuda de Midna, um ser até então desconhecido.

Originalmente lançado para GameCube e Wii, The Legend Of Zelda: Twilight Princess ganhou ainda uma remasterização em alta definição para o console Wii U. Somando suas três versões, o jogo se tornou um dos mais vendidos de toda a franquia, se aproximando da incrível marca de dez milhões de cópias comercializadas.

The Legend Of Zelda: Breath of the Wild

Um dos mais recentes jogos da franquia, Breath of the Wild se passa em uma Hyrule completamente devastada graças às ações do vilão Ganon. Link, que acaba de acordar de um sono de cem anos, precisa recuperar a memória perdida e, por meio da exploração de um mapa em mundo aberto, deve completar missões e derrotar o grande vilão.

Seu lançamento em 2017 foi um grande passo para a série, que introduziu ali elementos inéditos à história e trouxe pela primeira vez gráficos em alta definição para as narrativas do herói. Os resultados das novidades inseridas no game foram evidenciadas em números bastante claros, com uma nota média de 97 de 100 no Metacritic, segunda melhor avaliação da franquia na plataforma, além das mais de 15 milhões de cópias comercializadas, tornando-se o título mais vendido de toda a franquia.

Além disso, o jogo marcou o início de uma nova era para a Nintendo, assim como colocou o ponto final em outra. The Legend Of Zelda: Breath of the Wild foi um dos títulos de lançamento do Nintendo Switch, assim como foi o último lançamento para Wii U.

Com informações de Metacritic, VGChartz e The Magic Box

Zelda é o melhor jogo do Nintendo Switch? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo