O TikTok Pro é o modelo de conta profissional do TikTok. A rede social permite criar dois tipos de perfil: um para criadores de conteúdo e outro para empresas. A modalidade é semelhante às contas comerciais do Instagram, e disponibiliza relatórios de interação com os seguidores e insights como o melhor horário para postar vídeos, entre outras informações que ajudam a entender melhor o desempenho do perfil. Conheça, a seguir, como funciona o TikTok Pro e suas principais diferenças para uma conta pessoal.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é uma conta TikTok Pro?

Uma conta TikTok Pro é o perfil profissional da rede social de vídeos, ideal para criadores de conteúdo, influenciadores ou empresas. Na prática, o perfil funciona da mesma forma que o tradicional, sem a adição de recursos adicionais no quesito de edição de vídeos. No entanto, os usuários Pro podem acessar relatórios com dados de desempenho das publicações, o que pode ajudar a entender melhor o público e, assim, elaborar estratégias para melhorar seus posts na plataforma.

Qualquer usuário comum pode tornar sua conta pessoal para conta Pro facilmente, por meio das configurações do perfil no aplicativo. Da mesma forma, é possível retornar a uma conta pessoal quando quiser, e alternar entre os modelos quantas vezes for necessário. A mudança para TikTok Pro é gratuita.

Quais são as categorias?

É possível escolher entre duas categorias ao criar uma conta TikTok Pro: Criador ou Corporativo. A conta de Criador de Conteúdo é voltada para influenciadores, artistas e figuras públicas, e permite que o usuário determine qual segmento abordará nos vídeos. É possível escolher entre opções como arte, beleza, música, esportes, viagens, entre outras.

A conta de Criador oferece um recurso extra, que permite receber perguntas de seguidores que visitarem o perfil, criando uma nova opção de interação com o público. Depois, é possível responder a essas questões gravando vídeos, que podem ser publicados no perfil. Além disso, um Criador pode acessar o Marketplace de Criadores do TikTok, que une marcas e influenciadores para parcerias publicitárias.

Já a conta Corporativa permite que uma empresa possua um perfil profissional no TikTok, podendo ser categorizada como restaurante, moda, educação, beleza, jogos, ONG, entre outros segmentos. Entre os recursos adicionais, está a possibilidade de colocar o endereço do site institucional na bio do perfil.

Relatórios e insights

As duas opções de conta TikTok Pro permitem que os proprietários acessem uma seção chamada “Análise”, que exibe relatórios de desempenho dos vídeos nos últimos dias. Com essas informações, é possível acompanhar o que está dando certo ou errado no perfil, assim como estudar novas estratégias para melhorar os resultados e atrair novos seguidores. É possível ver os dados de até 60 dias atrás, tanto no celular como pelo computador.

Os relatórios mostram dados como a quantidade de visualizações nos vídeos e no perfil, gráfico de crescimento do número de seguidores, os vídeos mais populares, melhores horários ou dias para fazer publicações (de acordo com a atividade dos seguidores), assim como informações demográficas do público.

Como transformar uma conta comum em TikTok Pro?

É possível mudar para uma conta TikTok Pro em poucos passos. Basta acessar o seu perfil, tocar nos três pontinhos de opções, selecionar a opção “Gerenciar conta” e assinalar “Trocar para a Conta Pro”. Depois, é só selecionar o tipo de perfil profissional que deseja (entre Criador e Corporativo), informar o segmento de atuação e concluir. Para retornar a um perfil comum, basta aces

... sar o mesmo menu e selecionar a opção “Trocar para a Conta Pessoal”.

Como Criadores de conteúdo ganham dinheiro?

Criadores de conteúdo e influenciadores podem ganhar dinheiro no TikTok divulgando marcas e fazendo anúncios de publicidade nos seus vídeos e participando de campanhas de marketing na rede social. Além disso, contas com mais de mil seguidores podem realizar lives e monetizar essas transmissões ao vivo, recebendo presentes virtuais dos espectadores, podendo convertê-los em dinheiro real.

Além disso, marcas também podem encontrar criadores de conteúdo por meio do TikTok Marketplace Creator, uma plataforma que reúne perfis de diferentes segmentos, com o objetivo de facilitar a identificação de influenciadores perfeitos para cada tipo de ação ou campanha publicitária, fazendo colaborações mais facilmente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo