O Spaces, novo recurso do Twitter que permite criar salas de chat de voz, chegou ao Android nesta terça-feira (2). A função estava sendo testada no iPhone (iOS) desde o final ano passado e, a partir de agora, qualquer usuário da rede social pode participar de um Spaces como ouvinte. O recurso fica disponível nos Fleets na barra superior do app, onde os chats por voz ao vivo são diferenciados por um círculo de cor roxa.

Os Audio Spaces ou "Espaços" do Twitter devem funcionar de maneira bastante similar ao Clubhouse, app de chamadas de voz que ficou bastante popular nas últimas semanas. Na lista abaixo, o TechTudo traz quatro perguntas e respostas sobre a novidade do Twitter, e compara a função com a nova rede social de áudios disponível apenas para iPhone.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é o Espaço do Twitter?

O Spaces é um novo recurso do Twitter que permite criar "espaços" para interagir com amigos por conversas por voz ao vivo. A opção, anunciada pelo microblog no final do ano passado, tem foco na criação de salas de conferência para se comunicar com seguidores de forma mais pessoal. Qualquer usuário do Twitter pode participar das salas, que ficam disponíveis na barra de Fleets na barra superior do app. Porém, até agora apenas um grupo seleto de contas pode criar um Spaces.

2. Como funciona o Spaces do Twitter?

Para criar uma sala no Spaces, basta tocar e pressionar o ícone de pena para escrever um tuíte. Em seguida, selecione o ícone da função Espaços, localizado no lado esquerdo da tela. O recurso fica ativo enquanto as salas estiverem abertas, ou seja, assim que a conferência é finalizada, o Spaces também é interrompido. Não há limites de usuários que podem participar como ouvintes da conferência, mas cada sala pode ter no máximo dez oradores, que são os usuários convidados para falar.

Ao criar um Spaces, o anfitrião da sala também pode escolher quem terá os privilégios de fala, que podem estar abertos para "qualquer participante" como orador, "pessoas que você segue" e "somente as pessoas que você convidar para falar". Após definir os ajustes, toque sobre "Inicie seu Espaço" para começar sua conferência no Spaces. A função também permite definir o recurso de transcrição, que é capaz de reproduzir o conteúdo de áudio em texto.

Por enquanto, todos os Spaces criados estão definidos como "públicos" e podem ser compartilhados através de links. É fácil reconhecer perfis com salas ativas no Spaces, porque as conferências ficam disponíveis na barra dos Fleets e são diferenciadas por um círculo roxo ao redor do usuário que criou a sala.

3. Como usar o Spaces como ouvinte?

Passo 1. Ao encontrar um tuíte com o Spaces, toque sobre o banner. Depois, pressione a opção "entre neste espaço" para participar da sala de áudio;

Passo 2. No espaço do Twitter, você pode pressionar o ícone de microfone, no canto inferior esquerdo, para pedir permissão para falar. Para conferir o perfil de participantes do Spaces, basta tocar sobre o ícone da conta;

Passo 3. Você pode compartilhar um link de convite do Spaces pela DM ou colar a URL em outro aplicativo de sua escolha. O coração na barra de opções permite reagir ao que está sendo dito. A reação é exibida ao lado da sua foto do perfil, na seção de participantes do espaço;

Passo 4. Também é possível acessar as configurações do espaço e ativar a transcrição ao vivo do áudio;

... div>

Passo 5. A seção "Ajustar configurações" permite ajustar as legendas do espaço. A opção "Sair" serve para se retirar da sala de áudio. Você pode navegar pelo aplicativo do Twitter e controlar o espaço pela barra inferior. Para sair da sala, pressione o ícone de X.

4. O Spaces está disponível para quem?

Inicialmente, a função estava disponível apenas para usuários do Twitter para iPhone e, no começo do mês, o recurso passou a ser liberado para quem usa o app no Android. Por enquanto, a funcionalidade ainda não foi liberada para todos e a criação de salas no Spaces é restrita a um grupo seleto de contas. Contudo, qualquer usuário pode participar das conferências como ouvinte.

5. Qual a diferença entre o Spaces e o Clubhouse?

O novo recurso do Twitter e o Clubhouse, rede social que bombou nas últimas semanas, têm funções bastante parecidas e propostas bem similares. Ambas permitem criar salas para discutir sobre assuntos de interesse variados, e qualquer outro usuário pode entrar nos grupos para participar como ouvinte da conversa — como se fosse um podcast em tempo real. Nas duas plataformas, ao final do chat de voz, o grupo não fica mais visível quando é encerrado, o que aumenta a sensação de exclusividade dos participantes.

Ainda não está claro como vai funcionar a interação entre participantes ouvintes no Spaces durante as chamadas de áudio. No Clubhouse, qualquer membro do chat pode "levantar a mão" e pedir a palavra ao clicar em um emoji. Fica a cargo do moderador da sala aceitar ou não a solicitação. No Spaces, o que se sabe é que até dez pessoas podem participar como oradoras.

A rede social de chats de voz e a nova ferramenta do Twitter ainda são plataformas recentes. A primeira, ainda em fase beta de testes, não foi sequer disponibilizada no Android e funciona por meio de convites. Já na segunda, a criação de salas só é permitida a poucos usuários selecionados. A boa notícia é que qualquer um pode fazer parte das salas do Spaces como ouvinte, sem limite de número máximo de participantes por chat. No Clubhouse, no entanto, os chats ao vivo estão restritos aos primeiros 5 mil usuários que entrarem nas salas.

Com informações de Twitter



>>> Veja o artigo completo no TechTudo