Xbox Series X e Series S são os consoles da Microsoft para a nova geração, que rivalizam com o PlayStation 5 (PS5) pela preferência dos jogadores. Com hardware potente, melhorias no controle e acesso a toda a biblioteca de jogos dos consoles Xbox, os aparelhos contam com diversas funções adicionais, que tornam a experiência dos jogadores ainda mais completa.

Upload automático de screenshots e vídeos, remapeamento de botões dos controles, abertura rápida de jogos e um app dedicado capaz de acessar o console estão entre as ferramentas do Xbox Series. A seguir, o TechTudo preparou um especial com funções do videogame que você provavelmente não conhecia.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Controle seu Xbox Series pelo app

O Xbox Series X/S conta com um app para Android e iOS capaz de acumular diversas das funções do console. Nele, é possível acessar sua lista de amigos, jogos, comprar games na loja da Microsoft e consultar capturas de tela dos títulos – tudo isso sem a necessidade de estar próximo do seu videogame. Outra boa opção é fazer a configuração inicial do aparelho sem precisar digitar com o seu joystick.

2. Remapeie os botões do seu controle

Como uma função de acessibilidade, o Xbox Series X permite que os jogadores reconfigurem livremente a posição dos botões do seu controle no sistema do console. É possível, por exemplo, mudar a funcionalidade do RT para o botão A, caso tenha alguma dificuldade em acessar o gatilho ou encontre algum problema no seu botão. Para ajustar, vá até Configurações > Dispositivos & conexões > Acessórios.

3. Customize os menus do seu Xbox Series

Bastante similar ao visto no sistema do Xbox One, o menu do Xbox Series X/S pode ser personalizado pelos usuários para ficar mais organizado e bonito. Além de trocar cor dos tiles e papéis de parede, também dá para colocar jogos e apps em grupos e ajustar a ordem das janelas, para facilitar o acesso a games usados com mais frequência.

4. Faça upload automático de seus screenshots

Uma das funções mais legais do Xbox Series X/S é a de fazer upload automático de screenshots e vídeos gravados enquanto você joga. Uma vez que foram capturadas, as mídias vão para uma fila de upload, e ficam disponíveis para consulta e download no Xbox App, para compartilhamento em redes sociais.

5. Use filtros para separar seus jogos

A compatibilidade do Xbox Series X/S com jogos das antigas gerações do aparelho pode criar uma certa confusão a novos usuários, já que é fácil confundir títulos mais antigos com os novos lançamentos do console. Para evitar isso, use os filtros (posicionados na parte superior direita da tela) para escolher somente games de uma certa plataforma.

6. Ligue o seu console rapidamente

O SSD do Xbox Series X/S torna a experiência de navegar pelo aparelho ainda mais rápida e prazerosa, e é possível deixar o processo de ligar o console ainda mais veloz, habilitando o modo de Inicialização Imediata. Com isso, o seu console nunca desligará completamente (o que fará com que ele consuma mais energia), mas estará sempre pronto para o uso.

7. Jogue seu Xbox em outros dispositivos

Assim como PS4 e PS5, o Xbox Series X/S conta com um sistema de jogo remoto, que permite que os jogadores executem jogos e apps do console em telas de outros dispositivos, como computadores, celulares e tablets. Basta habilitar a função e passar pelo proce

... sso de configuração. Note que é importante ter uma conexão rápida com a Internet e, de preferência, estar conectado à mesma rede. Para habilitar, vá a Configurações > Dispositivos & conexões > Recursos remotos.

8. Edite seus vídeos antes de publicá-los

Gravou um vídeo mas precisa de um momento específico dele para publicar? O Xbox Series X/S conta com uma ferramenta de edição bastante intuitiva, que permite que os usuários recortem momentos de seus clipes em poucos segundos. A opção está no menu de captura (pressione duas vezes o botão de compartilhamento).

9. Retome seus jogos com o Quick Resume

O Quick Resume é uma das principais funções do Xbox Series X/S, mas o sistema não é exatamente intuitivo para novos jogadores. Para iniciar rapidamente os seus jogos, é preciso mantê-los abertos. Quando terminar de jogar, simplesmente pressione o botão guia (X luminoso) para voltar ao menu e execute novos games normalmente.

10. Conecte seu controle a novos dispositivos

O controle do Xbox Series X/S conta com conectividade Bluetooth, o que significa que ele pode ser usado em computadores, celulares, tablets e outros aparelhos compatíveis com a tecnologia. Para voltar a jogar depois de sincronizar o seu joystick com outro dispositivo, ligue o console e pressione rapidamente duas vezes o botão sync, na parte superior do controle.

Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo