Ampliar a autonomia dos cooperados na gestão de sua vida financeira. Apoiar o empreendedorismo com ferramentas que facilitam o acesso ao crédito direto ao consumidor para aquisição de bens e serviços. Disponibilizar a plataforma de marketplace Ailos Aproxima. Acelerar o acesso a todos os benefícios do Pix e open banking.

O Ailos – sistema de cooperativas de crédito, vem investindo em todas essas iniciativas ao longo dos últimos três anos. Atuante em mais de 80 municípios do Sul do Brasil, a instituição pretende ir muito além no investimento em transformação digital: em 2021, prevê investir R$ 230 milhões. Nos anos seguintes, mais R$ 140 milhões. O processo inclui a contratação de em torno de 300 profissionais ligados à tecnologia e inovação, ainda no primeiro semestre deste ano.

A Central Ailos procura por assistentes, analistas, coordenadores e Ux Designers, com possibilidade de contratação em regime home office, sem a necessidade do candidato residir em Blumenau. As vagas podem ser visualizadas no link Trabalhe Conosco do site Ailos.

Ações de inovação serão intensificadas

Esse processo de transformação digital tem como foco a inovação e as pessoas. Iniciativas já realizadas, como o Acelera e o InPulse devem ganhar força. Além disso está prevista a realização de um hackaton.

O Acelera é trabalhado internamente e lança desafios aos 4 mil colaboradores, em busca de ideias que auxiliem na melhoria dos processos diários. O InPulse é o programa de inovação aberta que atua diretamente na captação de startups para entrega de soluções que qualifiquem cada vez mais os produtos e serviços oferecidos, além da criação de novas formas de relacionamento com os cooperados.

O Hackaton, por sua vez, é uma nova proposta que objetiva engajar os participantes a encontrarem soluções para desafios específicos em um prazo otimizado. “Queremos proporcionar as melhores experiências aos nossos profissionais, através de ações que visam a evolução de uma cultura organizacional forte, voltada à inovação”, informa Rodrigo Imthurn, superintendente de produtos e negócios da Central Ailos.

“Os princípios cooperativistas sempre serão os norteadores das nossas decisões, e as pessoas são o nosso foco”, ele prossegue. “Vamos intensificar as práticas de inclusão, desenvolvimento e engajamento, porque sabemos que todo o trabalho vai se refletir em uma experiência cada vez melhor aos nossos cooperados”.

Troca do core e jornada na nuvem

Atentas à chegada do Pix e do open banking, as Cooperativas Ailos prevêm ainda a troca do core bancário, que é o sistema responsável por processar todas as transações bancárias realizadas pelos cooperados e operadores internos. A nova plataforma deve atender às necessidades evolutivas dos negócios, garantir a ampliação dos serviços digitais e conferir ainda mais agilidade nas operações. “É fundamental que o novo core ofereça excelência em integração e tenha flexibilidade tecnológica para atender às nossas demandas de crescimento”, comenta Hélio Cordeiro Mariano, diretor de Tecnologia da Central Ailos.

A simplificação da admissão de cooperados de forma totalmente digital é um dos objetivos do processo. Atualmente, 10% dos novos cooperados são admitidos por meios digitais. O objetivo é ultrapassar os 50%.

Os investiment

... os incluem ainda uma melhoria no uso da nuvem. Atualmente, as cooperativas contam com dois data center, na modalidade “colocation”, em São Paulo. A ampliação da capacidade deste ambiente demanda um planejamento com seis meses de antecedência. A nuvem proporcionará muito mais agilidade e flexibilidade para aumento e até redução de infraestrutura, conforme a demanda, em atendimento aos cooperados. Além disso há também a questão de segurança e alta disponibilidade como diferenciais. “Teremos uma tecnologia com arquitetura flexível e escalável completamente preparada para atender essa mudança e levar uma melhor experiência na jornada do cooperado”, finaliza Mariano.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo