Se você achava que a traseira de celular construída em vidro era mais frágil… você estava certo. É o que aponta um teste feito com o recém-lançado Galaxy S21, da Samsung – um dos smartphones mais desejados do momento. A nova linha inclui a versão básica S21 com traseira de policarbonato e a versão Ultra com Gorilla Glass Victus. O vidro levou a pior.

Os testes foram conduzidos pelo produtor de vídeos Chris Parker, do portal CNET, que jogou os aparelhos em uma calçada de concreto. Após três quedas, o Galaxy S21 levou a melhor, isso graças à construção do aparelho.

Embora os três telefones da linha Galaxy S21 possam parecer semelhantes, as traseiras são feitas de materiais diferentes. O S21 Plus e o S21 Ultra vêm com a proteção de vidro Gorilla Glass Victus em ambos os lados. Trata-se da versão mais recente do tratamento especial criado pela fabricante Corning. A gigante sul-coreana acredita que o acabamento dá um ar de requinte aos aparelhos premium da família.

Já a parte traseira do S21 convencional é feita de policarbonato, um tipo de polímero de engenharia obtido por meio de reações químicas. Por ser mais barato, leve e ter alta transparência e resistência, o material é geralmente usado como substituto do vidro em blindagens.

Foi essa característica que permitiu ao Galaxy S21 se sair melhor nos testes. Os aparelhos foram jogados em um solo de concreto por três vezes. Na primeira experiência, ambos foram lançados com a tela para baixo da altura do quadril, já que as quedas do bolso são as causas mais comuns de displays quebrados. O Galaxy S21 apresentou algumas rachaduras na parte superior enquanto o Galaxy S21 Ultra foi pouco danificado.

Já a segunda queda também foi na altura do quadril, mas dessa vez com a parte traseira para baixo. Exceto por alguns arranhões na parte inferior, a traseira de policarbonato do S21 quase não sofreu danos. Por outro lado, a tela de vidro do S21 Plus não sobreviveu e rachou.

Um ponto interessante é que o módulo da câmera de ambos os aparelhos não foi danificado, apesar das quedas. Isso graças ao invólucro de metal das lentes. Em modelos anteriores, todo o relevo da câmera era coberto de vidro, o que deixava o conjunto mais desprotegido.

Por fim, no último teste, os aparelhos foram lançados com o lado menos danificado voltado para o chão a uma altura de 1,8 metro. Novamente, a parte traseira do Galaxy S21 sofreu poucos arranhões. Por outro lado, o modelo Ultra ficou com a tela totalmente destruída, com rachaduras que penetraram no painel OLED do aparelho.

Muitos fatores influenciam a durabilidade da tela e da traseira, como o tipo de material, o formato e a espessura do vidro e o acabamento. Nesse caso, o Galaxy S21 levou a melhor pelo acabamento em policarbonato, de acordo com os testes da CNET. Mesmo assim, é importante sempre usar uma capa protetora e até mesmo uma película para adicionar uma camada extra de proteção.

... il vazou na internet em uma página oficial que foi retirada rapidamente do ar. Se a informação se confirmar, o aparelho deve sofrer um forte aumento de preços e chegar ao país pelo valor inicial de R$ 6.999, na versão de 128 GB, e por R$ 7.399 na opção com mais espaço.

A data prevista para o evento Unpacked no Brasil é 9 de fevereiro, dia em que os valores de toda a família Galaxy S21 devem ser anunciada para o comércio.

Com informações de CNET e SamMobile



>>> Veja o artigo completo no TechTudo