A Xiaomi revelou uma nova tecnologia de carregamento remoto sem fio que promete revolucionar o mercado de celulares. Chamada de Mi Air Charge, ela tem a proposta de deixar o smartphone em qualquer canto da sala ou do quarto e, mesmo assim, receber energia. O aparelho deve ser capaz de abastecer vários dispositivos simultaneamente sem conectar nenhum cabo ou usar suporte de carregamento.

A tecnologia é diferente dos carregadores sem fio atuais, já que estes ainda dependem do contato ou proximidade com a base e funcionam por indução. No momento, o carregador é uma apenas uma demonstração e ainda não está pronto para ser comercializado.

De acordo com a Xiaomi, a tecnologia é capaz de fornecer 5W de potência para cada dispositivo num raio de alguns metros da base. O núcleo de carregamento é baseado no posicionamento espacial e na transmissão de energia. Essa base é uma pilha de carregamento isolada com cinco antenas que determinam precisamente a distância do celular ou dispositivo móvel.

Depois de localizar a posição do telefone, uma matriz de controle composta por 144 antenas transmite direcionalmente ondas milimétricas por meio de feixes magnéticos.

O dispositivo receptor também precisa ser compatível com a tecnologia. Isso significa que o aparelho deve ter uma antena especial, que é um circuito retificador que transforma ondas eletromagnéticas em eletricidade.

Esse receptor é composto por um direcionador beacon, que transmite as informações de posição do aparelho, e por um arranjo de 14 antenas receptoras que convertem o sinal magnético da base em energia elétrica.

A Xiaomi afirma ainda que vários dispositivos podem ser carregados ao mesmo tempo, cada um recebendo 5W de potência, e que obstáculos físicos não reduzem a eficiência de carregamento.

Em um futuro próximo, a fabricante chinesa espera que a tecnologia possa ser usada para carregar também relógios inteligentes, pulseiras e outros dispositivos vestíveis. A Xiaomi também afirma que, em breve, pretende incluir a tecnologia em elet

... rônicos como caixas de som e lâmpadas de mesa para que os usuários tenham uma experiência completamente livre de fios.

Contudo, é importante lembrar que o modelo ainda é apenas uma demonstração tecnológica, sem previsão de chegada ao mercado.

Com informações de XDA Developers e Xiaomi.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo