Fazer planilhas no Excel é uma ação que pode ajudar na organização das finanças em 2021. Algumas tabelas prontas disponibilizadas pela própria Microsoft são voltadas para economizar em objetivos específicos, como o controle de gastos pessoais mensais, administração das compras com cartão de crédito e até na preparação de viagens em família.

As planilhas são de fácil utilização. Os cálculos são realizados na tela, ordenando os valores com fácil entendimento e mostrando onde o usuário pode economizar. Elas podem ser úteis para pessoas que possuem dificuldade em controlar as despesas ou para quem deseja organizar as finanças no novo ano. Confira, a seguir, dez planilhas prontas do Excel que podem te ajudar a economizar em 2021.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Orçamento familiar

A planilha de orçamento familiar (templates.office.com/pt-br/orçamento-familiar-tm02264318) permite que o usuário anote todas as despesas do ano, discriminando os gastos em cada finalidade mês a mês, como alimentação, aluguel e parcela do carro, por exemplo. Gráficos criados automaticamente pelo programa exibem os meses em que as contas ultrapassam o orçamento, acendendo um sinal vermelho para aquele gasto.

Além disso, também é possível controlar os investimentos feitos para projetos futuros, como aposentadoria ou poupança para uma faculdade. Para isso, um gráfico indica quanto ainda falta para alcançar o saldo final.

2. Planilha de Orçamento Anual Pessoal

Esta planilha de orçamento anual (templates.office.com/pt-br/planilha-de-orçamento-anual-pessoal-tm01990587) é dividida em duas partes. Na primeira, o usuário deve colocar todas as suas fontes de receita do ano, como salário, horas extras, gratificações e outras rendas recebidas mês a mês.

Depois, é preciso indicar todas as despesas. Desse modo, a planilha especifica cada gasto, permitindo detalhar custos de moradia, transporte, alimentação, cuidados pessoais, entretenimento, impostos, investimentos e até presentes e doações em subcategorias.

Ao final do preenchimento, o Excel realiza automaticamente a diferença entre receitas e despesas, mostrando os meses em que o usuário gastou mais do que podia. Assim, se torna mais fácil visualizar em quais áreas ele pode economizar.

3. Orçamento doméstico mensal

A tabela de orçamento doméstico mensal (templates.office.com/pt-br/orçamento-doméstico-mensal-tm78582910) é bem detalhada e tem um diferencial: é possível inserir os dados estimados de gastos e os dados reais, estipulando a diferença entre eles. Esse recurso permite que o usuário faça projeções do orçamento futuro para saber se sobrará ou faltará dinheiro no próximo mês.

Utilizando as guias da parte inferior do Excel, é possível detalhar todas as receitas e despesas em vários formulários. Em todos estes, há gráficos criados automaticamente, inclusive com a utilização de tabelas dinâmicas.

4. Calculadora de despesas

A calculadora de despesas (templates.office.com/pt-br/calculadora-de-despesas-tm03427588) ajuda o usuário a entender com o que ele está gastando mais dinheiro. Na seção de registros de despesas, é possível indicar os gastos em vários segmentos, como academia, combustível e compras.

Após a inserção desses dados, um painel de gastos será atualizado automaticamente, permitindo que o usuário use filtros e botões para refinar a busca. Os gráficos de despesas são atualizados automaticamente de acordo com os gastos selecionados para visualização.

5. Controlador de cartão de crédito

Com essa planilha, o usuário poder

... á controlar todos os gastos feitos com o cartão de crédito no mês (templates.office.com/pt-br/controlador-de-cartão-de-crédito-tm45247188). É possível adicionar o saldo existente da fatura anterior, o valor pago e as compras feitas dentro do período vigente, indicando o nome dos estabelecimentos para facilitar a identificação. Após a inclusão, a planilha realizará automaticamente o cálculo dos gastos do mês.

A tabela é útil para usuários que não possuem aplicativos de banco ou para calcular a fatura atual em caso de atraso na atualização dos gastos no app. Um dos pontos negativos da planilha é que os juros não são calculados, por isso, o valor real da fatura poderá ser maior. Por isso, recomenda-se sinalizar na planilha os itens que não incluem as taxações, como no exemplo acima.

6. Lista de supermercado

Fazer compras de supermercado pode ser uma tarefa mais simples com esta planilha (templates.office.com/pt-br/lista-de-supermercado-tm03427477). O usuário pode inserir todos os produtos que precisa na lista, incluindo seus preços e as quantidades que deseja adquirir. Desse modo, o Excel disponibiliza o valor total da compra.

Além disso, o programa também separa os itens por categoria, como laticínios, carnes, frutos-do-mar, entre outros. Sendo assim, é possível saber no que o usuário está desembolsando mais dinheiro, e pode reduzir os gastos em determinados produtos.

7. Rastreador de consumo de combustível

Com esta planilha, o usuário pode saber quanto combustível irá gastar em um percurso ou viagem (templates.office.com/pt-br/rastreador-de-consumo-de-combustível-tm00000004). Para que o Excel realize os cálculos automaticamente, é preciso indicar informações como distância percorrida, quilômetros, a quantidade de gasolina abastecida e o preço do litro.

O sistema mostrará o custo-benefício do consumo do veículo e o preço médio por litro. Assim, é possível planejar os gastos com combustível em percursos do dia a dia ou em uma viagem longa.

Veja também: Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

8. Planejador de viagens em família

O planejador de viagens em família (templates.office.com/pt-br/planejador-de-viagens-em-família-tm67571457) ajuda a organizar todos os detalhes de uma viagem. É possível preencher a tabela com a duração de tempo, o número de viajantes, reservas ou hospedagem e meios de transporte utilizados. Com todos esses dados inseridos, torna-se mais fácil planejar quais serão os custos do passeio e estabelecer um limite de gastos.

9. Calculadora de despesas escolares

Com um possível retorno às aulas presenciais em 2021, os pais devem estar atentos aos custos com materiais escolares. A calculadora de despesas escolares do Excel (templates.office.com/pt-br/calculadora-de-despesas-escolares-tm10336269) pode ajudar nesta tarefa. A planilha ajuda a organizar gastos com mensalidade, transporte, alimentação, vestuário, livros, além de atividades e excursões. Também é possível adaptá-la para estudantes universitários, que podem, inclusive, organizar os custos com a formatura.

10. Planilhas de eventos

Organizar eventos é uma tarefa trabalhosa, e pode ser ainda mais desafiadora quando se trata de celebrações de grande porte, como festas de casamento e aniversários. Por isso, a Microsoft oferece várias planilhas de orçamento diferentes, incluindo o Controlador de orçamento de casamento (templates.office.com/pt-br/controlador-de-or%c3%a7amento-de-casamento-tm67081088). Nessa tabela, é possível determinar a quantidade de convidados, o valor cobrado por cada fornecedor, como decoração, bolo, doces e bebidas, além de trajes para noivo e noiva, lembrancinhas e atração musical.

A planilha permite fazer projeções a partir da estimativa de cada valor e também o gasto real. Assim, é possível visualizar a diferença entre eles. Também há a opção de adicionar as verbas disponíveis para o evento, como fundos de poupança e colaboração de familiares. Assim, será mais fácil visualizar o restante dos custos do evento e os fundos para a sua realização.

Qual fórmula do Excel usar para caderneta de Poupança? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo