Usuários de corretores online de texto agora contam com uma assistente de escrita baseada em inteligência artificial, que é o Clarice.ai. Seu diferencial é que, além de apontar erros ortográficos e gramaticais, a ferramenta aprende os hábitos de escrita do usuário e consegue dar dicas de estilo. O recurso também sugere mudanças na estrutura da frase e corrige outros problemas textuais, como o excesso de advérbios no texto.

O corretor ortográfico foi nomeado em homenagem à Clarice Lispector. A escritora completaria 100 anos neste dia 10 de dezembro, na data de lançamento da plataforma. O novo serviço foi desenvolvido especificamente para brasileiros e oferece duas modalidades: a gratuita e a pro, no valor de R$ 11,50 por mês ou R$ 138 no plano anual. A ferramenta está disponível em versão web para desktop, mas é adaptada também para uso em dispositivos móveis.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

As principais diferenças entre as duas versões são a quantidade de dicas de estilo e o limite de palavras por texto. Enquanto o plano gratuito disponibiliza 20 dicas em até 500 palavras por texto, o modo pago oferece mais de 80 dicas de estilo em 2.500 palavras. É possível experimentar essa versão por até 14 dias. Além disso, ambos os planos terão direito à integração com o Google Docs, recurso que deve chegar em breve.

O corretor gramatical online também permite login com a conta Google. Uma vez logado, o usuário só precisa digitar o título e o corpo de texto, que deve seguir os limites da versão contratada. Nesta tela, também é possível aplicar formatações como negrito, itálico e sublinhado. Depois, basta apertar o botão "Vamos lá" para que ele avalie seu texto e faça as sugestões.

A Clarice.ai revisa o texto a partir de duas categorias. Em "desvios", ela identifica problemas de clareza, falta de concisão, pouca força e carência de originalidade. Frases muito longas ou clichês, excessos de advérbios e gerúndios, por exemplo, são apontados pelo corretor online nesta parte. Já a seção "Erros" mostra problemas de ortografia e tipografia, como palavras escritas de forma errada ou a inserção de um espaço duplo.

O corretor ortográfico online atualmente consegue reconhecer mais de 80 desvios, segundo um de seus idealizadores, Felipe Iszlaji. Os desenvolvedores esperam que, em dois anos, a inteligência da Clarice.ai consiga identificar mais de 300 desvios.

Para dar continuidade ao desenvolvimento, a plataforma utiliza machine learning. À medida que os usuários interagem com o serviço, aceitando ou recusando suas sugestões, a máquina irá se aperfeiçoar e aprender novos desvios. Ainda é possível comentar se você concorda com as observações feitas

... pelo software.

Além disso, a empresa testou o recurso com cerca de 700 pessoas por alguns meses, que já avaliaram e interagiram com a Clarice.ai. O resultado desse período de testes foi o alcance de 75% de precisão nas correções, de acordo com análises internas.

Veja também: Como traduzir PDF online sem instalar nada

Existe app para traduzir mais de 20 mil palavras? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo