Nem tudo dura para sempre, mas, com os cuidados corretos, é possível aumentar a vida útil dos seus eletrônicos. Isso vale muito quando estamos falando de notebooks.

Diferentemente dos desktops, que ficam paradinhos com um lugar só pra eles, os notebooks são carregados para todos os lados e isso é um ótimo benefício. Porém, é possível que eles sejam levados para locais não muito indicados, como para cima do cobertor, o que pode aumentar seu aquecimento.

Para fazer com que seu equipamento dure por mais tempo e permaneça funcionando direitinho, o Shoptime tem cinco dicas de cuidados.

1. Evite o superaquecimento

Quem nunca levou o notebook para cima do cobertor, naqueles dias de chuva e frio? Mas, ao contrário de você que está procurando se aquecer, o calor é inimigo do seu computador. Deixá-lo sobre um cobertor ou outra superfície de pelúcia bloqueia o fluxo de ar sob o notebook, onde pequenos apoios geralmente o levantam, quando usado em uma mesa.

O superaquecimento reduz a vida útil do equipamento e ainda pode comprometer o hardware e a bateria. Portanto, coloque-o sempre em uma superfície plana ou certifique-se que, no seu colo, nada bloqueie o fluxo de ar. Existem mesinhas especiais para serem usadas na cama ou sofá com mais conforto e apoios com ventoinhas e coolers para baixar a temperatura do equipamento na mesa do escritório.

2. Não o deixe sem bateria

A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos. Deixar a carga zerar significa encerrar um ciclo e, de acordo com teste realizado pelo site batteryuniversity.com, com 300 ciclos de descarga completa do seu aparelho, a bateria perde 30% da capacidade.

Por isso, é importante nunca ir além dos 20%, para não drenar completamente a bateria do seu notebook.

3. Transporte com cuidado

Os notebooks foram criados para serem portáteis, mas, ainda assim, são equipamentos delicados que podem quebrar ao cair no chão ou bater em algum lugar. Portanto, cuidado ao transportá-los. Nunca pegue apenas pela tela e não coloque bebidas sobre eles.

Além disso, é importante guardar o computador em local seco, sem propensão a esquentar demais. Sempre que possível, use capas de proteção para deixar longe a poeira.

4. Limpe corretamente

Cuidado ao escolher os produtos para limpar seu notebook. Para telas, utilize um pano de microfibra ou 100% algodão, seco. Passe com leveza em torno do display, para tirar a poeira. Se a tela estiver com marcas de gordura ou manchas em geral, vale deixar o pano levemente umedecido com água ou algum produto recomendado, de forma que ele não fique molhado. Não use nada que contenha amônia, pois pode deixar a tela do seu computador opaca.

Não é recomendado usar trapos, roupas velhas ou papel higiênico, por exemplo, porque eles podem riscar a superfície do computador.

Lembre-se de limpar as entradas e saídas de ar. Essas portas precisam estar livres para não sobrecarregar os componentes do notebook, que podem acabar danificados com o bloqueio do sistema de ventilação.

E não se esqueça, antes de começar a limpeza, certifique-se que seu notebook está desligado.

5. Atualizações regulares

Como qualquer equipamento, seu notebook precisa de atualizações regulares. Isso irá permitir melhorar a performance. Os sistemas operacionais mais recentes já fazem isso de forma automática, quando o computador está em repouso.

Ainda assim, execute ferra

... mentas como Limpeza de Disco e Desfragmentação, pelo menos, uma vez por mês, se você usa o notebook para trabalhar. Procure por erros no disco e corrija se houver algum.

Configure o seu antivírus para baixar e instalar as atualizações automaticamente e faça varreduras semanais.

Com todos esses cuidados, o seu notebook poderá ter uma vida útil muito maior. E se você precisa de um novo notebook, visite o Shoptime para conhecer marcas e modelos de todas as faixas de preços.

Não deixe de conferir o Festival Black November, a Black Friday do Shoptime, com milhares de ofertas antecipadas, descontos e shows de grandes artistas como Ludmilla, Simone & Simaria e Luan Santana.

Os shows são exibidos no YouTube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78). A programação completa está no hotsite do Black November.

Aproveite para baixar o app do Shoptime, para ver os produtos e ofertas, além de muitas vantagens na hora de comprar online.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo