O iPad conta com funções nativas para economizar bateria e fornecer ao aparelho horas extras longe das tomadas. Nos modelos mais recentes do tablet da Apple, como o iPad Pro 2020, a duração da carga pode chegar a até dez horas de uso contínuo. Ainda assim, existem algumas medidas simples capazes de elevar ainda mais a autonomia do dispositivo.

Algumas funções do tablet são responsáveis por um grande consumo de energia mesmo quando não estão sendo utilizadas. Pensando nisso, o TechTudo separou oito dicas para fazer a bateria do iPad durar mais.

Ative a porcentagem de bateria

Apesar de ser uma dica básica, ter acesso constante ao nível de bateria é fundamental para gerenciar o uso do iPad ao longo do dia. A função permite saber quando a carga está chegando ao fim e o momento certo de procurar uma tomada.

Para ativar, acesse Ajustes > Bateria e arraste o interruptor de Nível de Bateria para a direita. Depois disso, a porcentagem de carga aparecerá no canto superior esquerdo da tela.

Mantenha o software atualizado

Outra maneira de economizar bateria é garantir que o iPad esteja sempre com a versão mais recente do iPadOS.

Para verificar se há uma nova versão disponível e realizar a atualização, acesse Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Saiba no vídeo abaixo como atualizar o sistema do iPhone e iPad

Vale lembrar que para seguir adiante com o procedimento, é necessário que o iPad esteja com carga superior a 50% e conectado à uma rede Wi-Fi. Também é possível atualizar o tablet ao conectar o dispositivo a um computador.

Observe qual aplicativo está consumindo mais bateria

O iPad disponibiliza um gerenciamento detalhado do consumo de bateria. Para verificar, acesse Ajustes > Bateria.

Em seguida, é possível descobrir quais aplicativos são os responsáveis por gastar mais bateria nas últimas 24 horas ou nos últimos dois dias. Assim, fica mais fácil saber quais apps devem ser evitados nos momentos em que a carga estiver perto de acabar.

No mesmo local, também é possível verificar o nível da última recarga e o tempo de uso do aparelho com a tela ligada ou desligada.

Ative o brilho automático ou reduza a luminosidade da tela

O recurso funciona ajustando o brilho da tela do iPad às condições de iluminação do ambiente. A função evita que a luminosidade do visor fique além do necessário.

Passo 1. Para ativar o recurso, acesse Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto.

Passo 2. Ao rolar a barra até o final, é possível encontrar a opção Brilho Automático. Basta ativá-la movendo o controle para a direita.

Passo 3. Para quem não se adaptar ao brilho automático e preferir ajustar a luminosidade manualmente, basta acessar Ajustes > Tela e Brilho e mover o controle de brilho para a esquerda.

Priorize o uso do Wi-Fi

Caso o iPad seja de um dos modelos com entrada para chip de telefonia, a dica é priorizar a utilização do Wi-Fi sempre que possível. Isso porque, segundo a Apple, os dados móveis tendem a consumir uma maior carga de energia nos aparelhos.

Para ativar, acesse Ajustes > Wi-Fi e verifique quais são as conexões disponíveis. Além da bateria, essa dica também é útil para a economia da franquia de internet.

Desative as atualizações em segundo plano

Atividades em se

... gundo plano podem estar consumindo silenciosamente a bateria do aparelho. Elas são executadas automaticamente enquanto o usuário utiliza outro aplicativo do iPad. Ao manter este recurso ativado, a bateria do aparelho acaba sendo consumida por ações que talvez não sejam necessárias naquele momento.

Passo 1. Para preservar a duração da bateria, desative o recurso em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano.

Passo 2. É possível desativar o serviço para todos os aplicativos de uma vez movendo o controle para a esquerda ou selecionar manualmente a permissão de cada app.

Configure os serviços de localização

Impedir que os aplicativos acessem a localização é mais uma maneira de otimizar a duração da bateria. O recurso consome a carga do iPad e nem sempre é necessário para a utilização. Por isso, é indicado que o usuário configure conforme a necessidade de cada aplicativo.

Passo 1. Acesse Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização.

Passo 2. Nesta aba, é possível verificar quais aplicativos estão coletando a localização.

Passo 3. De acordo com o app, selecione se ele poderá acessar a localização “nunca”, “durante o uso” ou se deverá “pedir da próxima vez”.

Ative o Modo Avião

A busca constante por um sinal melhor pode comprometer a duração da bateria do iPad. Portanto, a recomendação é ativar o Modo Avião, especialmente em áreas sem cobertura de celular ou com o sinal fraco. Ao fazer isso, serviços como Wi-Fi, dados móveis e Bluetooth serão desabilitados automaticamente.

Para acionar o Modo Avião, acesse Ajustes > Modo Avião e arraste o controle para a direita. Também é possível ativar o recurso ao clicar sobre o ícone de avião da Central de Controle.

Com informações da Apple



>>> Veja o artigo completo no TechTudo