Navegadores com foco na privacidade de usuários podem ser encontrados na Play Store e App Store para download gratuito. Esses apps, além de não permitirem que seus dados sejam rastreados e coletados pelos sites que você costuma visitar, também bloqueiam a exibição de anúncios abusivos automaticamente, garantindo uma navegação mais veloz e sem distrações.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de navegadores focados em privacidade. Dentre eles estão o Firefox Focus, DuckDuck Go e Brave. As opções têm seus prós e contras e, enquanto um possui um sistema de recompensas capaz de oferecer tokens aos usuários que optarem por assistir a propagandas, outro criptografa buscas online, mas deixa a navegação mais lenta, por exemplo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Avast Secure Browser

O Avast Secure Browser é um navegador que promete mais privacidade e segurança aos seus usuários. Com aplicativo para Android e iPhone (iOS), o browser é capaz de bloquear todos os anúncios dos sites visitados e possui um recurso de navegação em "Modo seguro", que permite ativar funções como "Não monitorar" e "Navegação VPN".

A "Navegação VPN" é capaz de proteger e criptografar todas as suas buscas e pesquisas no navegador, recurso que também vale para os downloads de arquivos baixados no smartphone. Já a opção "Não monitorar" bloqueia o acesso dos rastreadores dos sites, o que garante uma navegação que não deixa rastros.

Um outro recurso interessante é o "Bloqueador de anúncios", que não mostra publicidade enquanto você visita sites e ainda garante uma navegação quatro vezes mais rápida. Além disso, o app também permite definir um PIN de acesso ao navegador para proteger dados como histórico de navegação.

2. Firefox Focus

O Firefox Focus tem app para Android e iPhone (iOS), e é um navegador com interface mais limpa. A página inicial do app tem apenas uma barra de pesquisa no centro superior da tela, que você pode utilizar para digitar o endereço de um site ou fazer uma pesquisa na web. O diferencial do browser é que ele está constantemente em modo de navegação anônima, e você pode fechar a janela ou apagar o histórico de navegação deslizando e tocando sobre a notificação que aparece na barra de tarefas do smartphone.

O lado negativo do app é que ele não permite abrir mais de uma guia por vez. Ou seja, não é possível fazer pesquisas ou visitar sites diferentes simultaneamente. Por outro lado, o navegador também bloqueia publicidade de maneira automática, o que garante uma navegação mais confortável e rápida.

3. Brave

O Brave é um browser com aplicativo para Android e iPhone (iOS) que tem desempenho superior aos tradicionais Chrome e Safari, carregando páginas da web até oito vezes mais rápido do que os navegadores padrão dos sistemas operacionais. Isso acontece porque o Brave também bloqueia a exibição de anúncios e os rastreadores dos sites, o que por si só já garante uma melhora no desempenho. O navegador também afirma que não salva dados de pesquisa de usuários em seus servidores.

O diferencial do Brave para os outros navegadores é que ele tem um sistema de recompensas bem interessante para a exibição de publicidade. Por padrão, o Brave não mostra anúncios, no entanto, você pode escolher visualizar propagandas em troca de tokens. Assim, essas moedas virtuais podem ser enviadas aos criadores de conteúdo de um site que você visita com frequência, por exemplo.

4. DuckDuck Go

... v>

O DuckDuck Go está disponível para Android e iPhone (iOS), e o diferencial do app é a garantia de que todas as pesquisas realizadas por meio do navegador são anônimas e não possuem histórico de busca. Além disso, é possível excluir todos os seus dados de uma vez, tocando sobre o ícone de fogo ao lado do site visitado.

O navegador também bloqueia automaticamente os rastreadores detectados nos sites visitados, e você pode visualizá-los tocando sobre o ícone ao lado do endereço na web. Esses rastreadores podem ter inúmeras funções, mas a principal delas é o rastreamento para envio de anúncios. Sendo assim, o DuckDuck Go também é capaz de bloquear a publicidade dos sites automaticamente.

5. Tor

O Tor Browser é um navegador disponível para Android com foco estrito na privacidade dos usuários. O navegador funciona em modo privativo 100% do tempo e se conecta a redes VPN criptografadas, o que garante não ser possível ser rastreado. O ponto negativo do app é que essas camadas de segurança do navegador resultam em um tempo de espera mais longo para carregar páginas de pesquisas e de sites da web.

Outro ponto negativo de usar o Tor Browser é a necessidade de conecta-se à rede criptografada toda vez que for utilizar o navegador. Por outro lado, você pode modificar sua identidade por quantas vezes quiser enquanto faz pesquisas na web. Para isso, é só deslizar a barra de tarefas do smartphone e tocar sobre a notificação do browser. Um outro ponto interessante é a possibilidade de tocar sobre a notificação de navegação privativa para fechar as janelas do buscador instantaneamente.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo