O aplicativo do PowerPoint para aparelhos Android e iPhone (iOS) traz uma série de funções próprias além de oferecer grande parte dos recursos mais famosos da sua edição para PCs. Dentre as opções exclusivas da versão mobile, é possível destacar o salvamento automático das apresentações e o apontador laser virtual, que pode ser controlado com o próprio smartphone.

Para te ajudar a fazer com o aplicativo, o TechTudo listou oito funções pouco conhecidas do PowerPoint para celular. As dicas que você vê a seguir foram testadas em um Moto Z3 Play rodando Android Oreo, mas são válidas para outros aparelhos, incluindo o iPhone.

Versão para smartphones conta com recursos úteis e pouco conhecidos (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Apontador Laser

... 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">

Pressione uma das áreas indicadas para ativar o apontador laser (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Para aqueles que utilizam o PowerPoint mobile para apresentar com a tela do smartphone espelhada em um projetor, o aplicativo oferece um apontador laser virtual. Dependendo do smartphone ou tablet utilizado, a posição do laser também pode ser controlada de diferentes formas.

Para habilitar o apontador virtual, siga para a tela de visualização dos slides e pressione o campo "Anotações". Neste modo, é possível posicionar o laser apenas movimentando o celular. Caso você queira controlar o apontador com os dedos, no entanto, deve pressionar o próprio slide, movimentando o dedo para posicionar o apontador.

2. Importar arquivos do Google Drive

Você pode importar documentos do seu Google Drive a partir da aba "Abrir" (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Além de abrir os arquivos do próprio smartphone e do One Drive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, o PowerPoint também importa os arquivos do Google Drive. Com isso, na hora de visualizar ou editar um documento que está na nuvem do Google, não será necessário baixá-lo antes.

Para importar um arquivo diretamente do serviço, abra a tela inicial do aplicativo, toque na aba "Abrir" e, então, selecione "Procurar". Em seguida, será aberto o gerenciador de arquivos do seu smartphone, onde você poderá acessar as pastas do seu Google Drive e selecionar o documento desejado.

3. Compartilhar slide como imagem

Compartilhe seus slides no formato JPEG para que eles sejam mais fáceis de visualizar (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Assim como na edição para PCs, a versão móvel do PowerPoint permite compartilhar slides inteiros como imagens. Como outros aplicativos nem sempre suportam as apresentações em seu formato padrão (.pptx*), exportar os conteúdos em JPEG pode facilitar a visualização.

Para exportar um slide como imagem, comece a editar o slide desejado e toque o botão de três pontos à direita da tela, em seguida, selecione "Compartilhar" → "Slide Atual" → "Imagem". Finalize o procedimento escolhendo o meio de compartilhamento.

4. Conversão de arquivos online

A conversão online só funcionará caso o aparelho tenha conexão com a internet (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Nem todas as edições do PowerPoint funcionam da mesma forma, e para garantir que uma apresentação criada no PC possa ser visualizada sem problemas no smartphone, a Microsoft oferece um serviço de conversão automática e online.

Embora o recurso só funcione se o aparelho estiver conectado à internet, ele garante que você poderá editar e visualizar a maioria dos documentos criados com outras versões do programa. Para ativar o recurso, abra a tela "Contas", na página inicial, siga para "Configurar" e ative a opção "Usar o Serviço Online da Microsoft".

5. Desenhar e anotar nas apresentações

Você pode adicionar notas de texto ou desenhar em sua apresentação (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Na tela de visualização dos slides, além de fazer anotações com texto, o usuário pode desenhar nas apresentações. Após feitos, os desenhos ou notas podem ser utilizados como lembretes pelo apresentador, já que são invisíveis para a platéia e só podem ser vistos por quem opera o aplicativo.

Para desenhar em um slide, abra a apresentação no modo de visualização, navegue até o slide desejado e toque o ícone da caneta na barra superior. A partir de então, já é possível realizar os desenhos, podendo alterar o tamanho ou cor da caneta no botão logo ao lado. Para realizar anotações em texto, toque o campo abaixo de "Anotações" a qualquer momento.

6. Ferramenta de busca

Utilize a ferramenta de busca para localizar frases e palavras no documento (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Caso você precise encontrar um termo específico que esteja em uma apresentação, ficará feliz em saber que a versão móvel do PowerPoint também conta com um localizador de palavras. Com a ferramenta, o usuário pode encontrar frases ou palavras soltas que estejam em qualquer slide do documento.

Caso você queira utilizar o recurso em algum momento, abra a apresentação desejada no modo edição e toque o ícone da lupa. Em seguida, digite o termo a ser buscado e pressione a tecla "Pesquisar". Na tela de resultados, é possível navegar entre as palavras encontradas utilizando as setas ao lado do campo de buscas.

7. Inserir fotos da câmera

Toque nos ícones correspondentes para inserir imagens da câmera ou a galeria (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Além de adicionar formas, caixas de texto e até mesmo gráficos em seus slides, os usuários do PowerPoint mobile também podem inserir imagens tiradas pela câmera do smartphone nas apresentações.

Para utilizar esta função, é preciso abrir o slide no modo de edição e localizar a barra de comandos na parte inferior da tela. Nesta barra, entre outras funções de edição, é possível encontrar os botões para acessar a câmera e a galeria de imagens.

8. Salvamento automático

É necessário ativar o salvamento automático nas configurações (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Ao ativar a função "Salvamento Automático", o PowerPoint sempre salvará seus documentos automaticamente. Desta forma, todos os slides criados ou editados não serão perdidos, ainda que você não os salve antes de fechar o aplicativo. Para habilitar este recurso, siga para a tela de contas, na página inicial, toque em "Configurar" e ative a opção "Salvar Arquivos Automaticamente".

Onde encontrar Pacote do Microsoft Office atualizado? Usuários comentam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo