O Ecosia é um buscador concorrente do Google que tem o diferencial de plantar árvores a cada pesquisa realizada. A ferramenta, que funciona na web e tem aplicativo para celular Android e iPhone (iOS), virou destaque no Brasil após um vídeo publicado pela atriz Laila Zaid em seu perfil do Instagram. O post começou a viralizar na última quarta-feira (28) e tem despertado a atenção dos usuários.

Desde então, o site de buscas vem sendo recomendado por diversas pessoas no Instagram e no Twitter. Inclusive, o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas no Google, registrou um aumento de interesse pela plataforma a partir do último dia 28. Pesquisas como "Ecosia é seguro", "Ecosia como funciona", "Ecosia realmente planta árvores" estão em ascensão.

No vídeo, Laila explica que o Ecosia é um buscador semelhante ao Google, mas que parte do dinheiro gerado pelas pesquisas é revertido para o plantio de árvores. "Essa empresa alemã pega 50% desse lucro e planta árvores. Eles têm parcerias com empresas de reflorestamento, ONGs do mundo inteiro, inclusive, no Brasil. Com os outros 50% eles pagam as contas, se autoinvestem e investem em publicidade", explica.

A atriz ainda reforça que não recebeu nada para divulgar o buscador, mas que apoia a iniciativa. A publicação foi compartilhada no perfil do Instagram de Laila Zaid, onde já acumula mais de 55 mil views. O assunto também repercutiu no Twitter e em outras redes sociais.

Como funciona o Ecosia?

Após o vídeo viralizar, muitas pessoas começaram a pesquisar sobre como funciona o Ecosia e se o buscador realmente planta árvores. Em seu blog oficial, a empresa explica que destina parte do seu lucro para o plantio de árvores nas regiões que mais precisam. Assim, ao utilizar a plataforma para realizar buscas, o usuário contribui com a iniciativa, sem precisar de nenhum esforço extra.

O Ecosia também costuma publicar em seu site e perfil do Instagram os dados de plantio. Até a publicação desta matéria, já foram plantadas mais de 112 milhões de árvores em diversos países, inclusive no Brasil. No último dia 29, o buscador fez um post sobre uma parceria com o programa de recuperação ambiental Instituto Serra do Espinhaço, aqui no país, para acelerar o processo de germinação de mudas de Jatobá da Mata.

Além disso, a empresa afirma que valoriza a privacidade dos usuários. Por isso, não armazena dados de forma permanente, nem vende informações para anunciantes, conforme acontece com outros serviços de busca. As pesquisas feitas no Ecosia também são criptografadas.

Para usar o Ecosia, não é preciso fazer download no PC, basta acessar o site no navegador. Já no celular, o usuário tem a opção de entrar direto pelo browser ou de baixar o apl

... icativo, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Embora esteja disponível apenas em inglês, o buscador retorna pesquisas em português normalmente. Como o visual é semelhante ao do Google, as pessoas não devem ter dificuldades para usar.

Veja também: Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Como recuperar fotos do Google Fotos? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo